metropoles.com

Unicef: 4,3 milhões de crianças já deixaram a Ucrânia na guerra

Número representa mais da metade da população infantil da Ucrânia, calculada em 7,5 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joe Raedle/Getty Images
civis tentam fugir da cidade e encontrar um refúgio seguro longe dos militares russos - Metrópoles
1 de 1 civis tentam fugir da cidade e encontrar um refúgio seguro longe dos militares russos - Metrópoles - Foto: Joe Raedle/Getty Images

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), metade das crianças e adolescentes ucranianas já deixou o país desde que a guerra com a Rússia teve início, em 24 de fevereiro.

“Um mês de guerra na Ucrânia provocou o deslocamento de 4,3 milhões de crianças, mais da metade da população infantil do país, calculada em 7,5 milhões”, disse a organização. Desse total, 1,8 milhão de crianças eram menores de idade, enquanto 2,5 milhões ainda estão na Ucrânia.

“A guerra provocou um dos maiores e mais rápidos deslocamentos de crianças desde a Segunda Guerra Mundial”, afirmou a diretora geral do Unicef, Catherine Russell.

“É uma triste realidade que corre o risco de ter consequências duradouras para as próximas gerações. A segurança das crianças, seu bem-estar e o acesso aos serviços essenciais estão ameaçados por uma violência horrível e ininterrupta”, acrescentou Russell.

De acordo com a Unicef, as crianças que estão fugindo do país em guerra correm mais risco de tráfico e exploração. Uma análise feita pela organização e pelo Grupo de Coordenação Interagências contra o Tráfico (ICAT) aponta que 28% das vítimas de tráfico identificadas em todo o mundo são crianças.

“A guerra na Ucrânia está levando a deslocamentos em massa e fluxos de refugiados – condições que podem levar a um aumento significativo no tráfico de pessoas e a uma crise aguda de proteção infantil”, salientou Afshan Khan, diretor regional do Unicef para a Europa e Ásia Central.

“Crianças deslocadas são extremamente vulneráveis ​​a serem separadas de suas famílias, exploradas e traficadas. Eles precisam que os governos da região intensifiquem e implementem medidas para mantê-los seguros”, acrescentou.

Segundo a Unicef, cerca de 500 crianças desacompanhadas foram identificadas na travessia da Ucrânia para a Romênia entre 24 de fevereiro a 17 de março. “As crianças que fogem da guerra na Ucrânia precisam ser examinadas quanto à sua vulnerabilidade ao cruzarem para um país vizinho”, disse Khan.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?