União Europeia suspende R$ 3,7 bi para palestinos após ataque do Hamas
Comissário para Vizinhança e Alargamento da União Europeia afirmou fim da ajuda humanitária pela rede social X e falo em “ponto de inflexão”
atualizado
Compartilhar notícia
O comissário europeu para a Vizinhança e Alargamento, Oliver Varhelyi, após os ataques terroristas do Hamas no fim de semana, anunciou que a União Europeia (UE) decidiu suspender, de forma imediata, os pagamentos de ajuda ao desenvolvimento aos palestinos, e afirmou que todos os seus projetos sob revisão, nesta segunda-feira (9/10).
“Todos os pagamentos foram suspensos de forma imediata. Todos os projetos foram colocados em revisão. Todas as propostas orçamentárias, inclusive para 2023, adiadas até novo aviso. Avaliação integral de todo o portfólio”, disse Varhelyi na rede social X, antigo Twitter.
UE, maior doadora a palestinos
A UE é a maior doadora dos palestinos e, ainda de acordo com Varhelyi, a soma dos valores é de aproximadamente 691 milhões de euros, o equivalente a R$ 3,7 bilhões na cotação atual.
“A escala de terror e brutalidade contra Israel e seu povo é um ponto de inflexão. Não pode haver negócios como de costume. Como a maior doadora dos palestinos, a Comissão Europeia está analisando todo o seu portfólio de desenvolvimento, no valor total de 691 milhões de euros”, acrescentou.