União Europeia inicia vacinação contra o novo coronavírus neste domingo
Grupos prioritários, como idosos e profissionais de saúde, receberão as primeiras doses do imunizante da Pfizer/BioNTech
atualizado
Compartilhar notícia
Os 27 países da União Europeia iniciam, a partir deste domingo (27/12), a campanha de vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2).
No primeiro momento, os europeus recebem o imunizante produzido pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a alemã BionTech.
Essas primeiras doses vão para grupos considerados prioritários, como profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos de idade.
Os suprimentos aumentarão com o tempo, e todos os adultos, segundo prevê a Comissão Europeia, deverão ser vacinados em 2021.
“Estamos começando a virar a página de um ano difícil”, assinalou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em comunicado. Assista:
Today, we start turning the page on a difficult year. The #COVID19 vaccine has been delivered to all EU countries.
Vaccination will begin tomorrow across the EU.
The #EUvaccinationdays are a touching moment of unity. Vaccination is the lasting way out of the pandemic. pic.twitter.com/pYOj5vS2gV
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) December 26, 2020
A Comissão Europeia autorizou o uso da vacina da Pfizer no último dia 21 de dezembro. Há acordo com outros cinco desenvolvedores de imunizantes contra o novo coronavírus.
No total, o bloco negociou 2 bilhões de doses. Dessas, 300 milhões são da Pfizer, 400 milhões da AstraZeneca e 160 milhões da Moderna.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Europa registrou, até o momento, 25,1 milhões casos de Covid-19 e 551,7 mil mortes em decorrência da doença.
O continente é o segundo mais atingido pela pandemia, atrás apenas das américas, com 34,4 milhões casos e 840,1 mil mortes.