metropoles.com

União Europeia diz que Grécia negligenciou obrigações de monitorar fronteiras externas

Entre as falhas está a falta de uma identificação eficiente e de registro dos imigrantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
grécia ilhas gregas
1 de 1 grécia ilhas gregas - Foto: Pixabay

A Grécia negligenciou a obrigação de proteger suas fronteiras externas, afirmaram graduadas autoridades da União Europeia nesta quarta-feira (27/1), o que pode abrir caminho para ampliar em até dois anos as checagens temporárias nas fronteiras da Europa, em resposta à crise imigratória.

As conclusões são parte do rascunho de um relatório adotado pela Comissão Europeia, o braço executivo da UE, apresentando falhas na maneira como a Grécia vigia a fronteira. Entre as falhas está a falta de uma identificação eficiente e de registro dos imigrantes.

O documento é divulgado em um momento crucial para a zona de livre trânsito da UE, a chamada área de Schengen, após nações do bloco imporem barreiras em resposta à imigração, que superou 1 milhão de pessoas no ano passado, primariamente através da Grécia.

Os ministros do Interior da Europa concordaram na segunda-feira (25) em avaliar maneiras legais de ampliar os controles temporários nas fronteiras por até dois anos. Esses controles, normalmente, são limitados a seis meses e a única maneira de ampliá-los é se há uma falha sistêmica em uma das fronteiras externas do bloco, o que pode ser o caso da Grécia. Caso as conclusões do relatório recebam o apoio da maioria qualificada dos 26 governos que fazem parte da zona de Schengen, a Grécia terá três meses para cumprir as recomendações da comissão para melhorar o monitoramento de suas fronteiras externas. A maioria qualificada é um sistema de voto onde cada país tem um número de votos que depende de seu tamanho.

Atenas ainda não comentou a decisão, mas o ministro da Imigração grego, Ioannis Mouzalas, já acusou outros ministros e a imprensa de disseminar mentiras e de lançar uma culpa injusta contra o país. A Áustria, a Alemanha, a Dinamarca e a Suécia já instalaram controles fronteiriços. A França decidiu fazer o mesmo após os ataques terroristas de Paris em 13 de novembro. No esquema atual, a Áustria e a Alemanha, os primeiros a introduzir os controles, não poderiam prolongar essas checagens para além de maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?