metropoles.com

UE pretende reverter redução da população de abelhas até 2030

Entre as medidas da UE contra a baixa de insetos polinizadores, estão a proibição de pesticidas e a conservação das espécies ameaçadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JUAN BARRETO/AFP
Imagem colorida de abelhas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de abelhas - Metrópoles - Foto: JUAN BARRETO/AFP

A União Europeia (UE) anunciou, nesta terça-feira (24/1), propostas para tentar reverter o “declínio alarmante” da população de abelhas – e outros insetos polinizadores – nos países do bloco até 2030.

Segundo a UE, o principal objetivo é “melhorar a conservação dos polinizadores e combater as causas do declínio”. A iniciativa, ainda, pede que os 27 países membros promovam a prática de uma agricultura que proteja as abelhas, independente de ser de origem orgânica ou não-orgânica.

Entre as propostas da UE, estão a conservação das espécies e habitats (em áreas rurais, agrícolas e urbanas), como a restauração deles em áreas de agricultura. Além disso, investir no conhecimento das causas e consequências do declínio de polinizadores.

Durante o anúncio, a União Europeia comunicou que também pretende mitigar o uso de pesticidas, complementando o projeto da Lei de Restauração da Natureza, apresentado em junho de 2022.

Mais de 1.2 milhão de cidadãos europeus assinaram uma petição exigindo o fim dos pesticidas. A organização Save Bees and Farmers (em tradução literal, “Salve as abelhas e fazendeiros”) demanda que a UE, “garanta que a agricultura seja ecológica e livre de pesticidas sintéticos”.

“Os insetos polinizadores diminuíram drasticamente em diversidade e abundância nas últimas décadas, com muitos deles ameaçados de extinção”, disse UE em um comunicado.

O comissário da União Europeia do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, afirmou nas redes sociais que “sem os polinizadores, nossa [países membros da UE] segurança alimentar, saúde e economia estarão sob forte pressão”.

“Nossa economia também depende da natureza. As crises climáticas e da biodiversidade estão ameaçando os próprios alicerces de nossa vida na Terra”, disse o vice-presidente executivo do European Green Deal, Frans Timmermans.

Sinkevičius estima que a polinização contribui com pelo menos € 5 bilhões por ano (quase de R$ 28 trilhões) para a agricultura da UE. “Salvar polinizadores é um investimento que devemos fazer agora, com governos e nossos agricultores”, declarou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?