metropoles.com

Ucrânia usa mísseis para tentar retomar Melitopol, ocupada por russos

País atacou cidade localizada em seu próprio território que está sendo ocupada por russos desde março deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIVULGAÇÃO
Imagem colorida da cidade ucraniana de Melitopol - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da cidade ucraniana de Melitopol - Metrópoles - Foto: DIVULGAÇÃO

Militares ucranianos atacaram o próprio território para investirem contra tropas russas. Desde a noite de sábado (10/12), segundo veículos de imprensa do país, bombardeios seguidos foram registrados em Melitopol, que está ocupada pelos invasores desde março. Segundo o prefeito da cidade, Ivan Fedorov, pelo menos 200 russos foram mortos ou feridos.

“Segundo informações preliminares, o prédio da Igreja Cristã de Melitopol, que os ocupantes tomaram há alguns meses e transformaram em seu esconderijo para reuniões, está em chamas”, comunicou o político, que está exilado fora da cidade.

O prefeito também afirmou que os soldados russos que sobreviveram ao ataque foram levados aos hospitais da região. Segundo Federov, alguns militares de Vladmir Putin estariam tentando subornar a população residente de Melitopol com passaportes e rublos (moeda russa).

O representante da Rússia que lidera a ocupação, Evgeny Balitsky, desmentiu as informações de Fedorov. “Duas pessoas morreram e dez ficaram feridas na tragédia. Três precisaram de internação, agora estão internados em uma instituição médica e recebem toda a assistência necessária”, disse Balitsky, em sua rede social.

“Agradeço a todos aqueles que não são indiferentes que ofereceram ajuda, se interessaram em como ajudar as vítimas, como ajudar financeiramente ou doar sangue. Quero assegurar-vos que toda a assistência necessária está a ser prestada às vítimas, temos recurso para o seu tratamento. As melhores clínicas da Rússia, se necessário, os aceitarão, e o governo da região de Zaporozhye fornecerá toda a assistência possível”, completou Evgeny Balitsky.

Ocupação e sequestro

Melitopol foi uma das primeiras cidades ucranianas a serem ocupadas pelas tropas russas desde que a guerra foi iniciada, em fevereiro deste ano. Já nos primeiros dias, Kherson, Melitopol, Berdyansk, Donetsk e Luhansk foram tomadas pelos russos.

Ainda m março, o prefeito Ivan Fedorov chegou a ser sequestrado pelas tropas inimigas, segundo o  Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia. “O sequestro do prefeito de Melitopol é classificado como crime de guerra sob as Convenções de Genebra e o Protocolo de Emenda, que proíbem a tomada de reféns civis durante a guerra”, disse o governo ucraniano na ocasião.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?