metropoles.com

Ucrânia pede suprimentos ao Brasil para atender vítimas da guerra

Em carta ao Ministério das Relações Exteriores, os ucranianos pediram suprimentos médicos, como desfibrilador e aparelhos respiratórios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diego Herrera/Europa Press via Getty Images
Jovens fazem barricadas na praça Maidan em Kiev, Ucrânia. Após 8 dias de guerra desde o início dos ataques na Ucrânia pela Rússia - MJetrópoles
1 de 1 Jovens fazem barricadas na praça Maidan em Kiev, Ucrânia. Após 8 dias de guerra desde o início dos ataques na Ucrânia pela Rússia - MJetrópoles - Foto: Diego Herrera/Europa Press via Getty Images

O governo da Ucrânia pediu ao Brasil que o ajude neste momento de guerra. Em carta ao Ministério das Relações Exteriores, os ucranianos pediram suprimentos médicos.

A lista de pedidos ao Brasil inclui aparelhos respiratórios para adultos e crianças, além de monitores de sinais vitais. Há ainda solicitação de desfibriladores, aparelhos de eletrocardiograma e fontes de luz portátil para que seja possível examinar as vítimas da guerra contra a Rússia.

Ao receber o chamado, o Itamaraty o remeteu o documento ao Ministério da Saúde para saber da possibilidade de atender ao chamado.

A resposta será enviada ao Itamaraty até este domingo (6/3). A expectativa é de que os suprimentos embarquem no primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai resgatar brasileiros na Ucrânia.

O voo está previsto para sair de de Brasília nesta segunda-feira (7/3).

Dez dias de guerra

A guerra na Ucrânia, motivada pela invasão russa, já completa 10 dias. Neste sábado, data em que estava programada a retirada de civis de zonas de confronto em Mariupol e Volnovakha, o governo ucraniano foi obrigado a dar um passo atrás e adiar o procedimento.

A Rússia havia declarado um cessar-fogo parcial, por um período de cinco horas, para que pessoas fossem retiradas dessas duas cidades. Segundo a administração local e até mesmo a Cruz Vermelha, tudo foi adiado, pois tropas russas teriam violado diversas regras do acordo.

A expectativa é de que fossem criados os chamados corredores humanitários, com paralisação dos ataques e bombardeios isolados. Pelo menos 200 mil pessoas aguardam para serem retiradas de Mariupol, o que corresponde à quase metade da população da cidade, que possui 450 mil habitantes, e cerca de 15 mil devem deixar Volnovakha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?