metropoles.com

Se Ucrânia perder, Otan pode enfrentar russos, diz chefe do Pentágono

Lloyd Austin, chefe do Pentágono dos EUA, disse acreditar que Otan pode enfrentar Rússia em caso de derrota da Ucrânia na guerra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem colorida mostra Lloyd Austin durante audiência no Congresso dos EUA - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Lloyd Austin durante audiência no Congresso dos EUA - Metrópoles - Foto: null

Os rumores de um conflito direto entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a Rússia voltaram a ganhar força nesta quinta-feira (29/2), durante uma audiência do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, no Congresso americano.

“Se a Ucrânia perder, eu realmente acredito que a Otan entrará em conflito com a Rússia”, disse Austin, o chefe do Pentágono.

Segundo Lloyd Austin, os planos de Vladimir Putin não devem parar na Ucrânia caso a Rússia vença o conflito, que já se estende por mais de dois anos.

A fala do secretário de Defesa dos EUA contradiz uma recente declaração da administração Biden, que negou a intenção de entrar em confronto direto com os russos. Na última terça-feira (27/2), uma porta-voz do Conselho de Segurança Nacional afirmou que o presidente estadunidense deixou claro que tropas não serão enviadas para lutar na Ucrânia. 

A presença de militares da Otan na guerra da Ucrânia começou a ser ventilada no início desta semana, quando o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, revelou planos de países que compõem a Otan e União Europeia de enviar militares para solo ucraniano.

Após a declaração do premier eslovaco, diversos países se manifestarem contrários à ideia, entre eles Alemanha, Polônia, Hungria, Reino Unido, Itália e Espanha.

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, também negou que a aliança planeja enviar tropas para o combate direto contra os russos em solo ucraniano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?