metropoles.com

Ucrânia está disposta a negociar com a Rússia, diz chanceler

Em visita à China, chanceler da Ucrânia disse que país está pronto para sentar na mesa de negociações com a Rússia visando o fim da guerra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vitalii Nosach/Global Images Ukraine via Getty Images
Imagem colorida mostra o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba - Metrópoles - Foto: Vitalii Nosach/Global Images Ukraine via Getty Images

O governo da Ucrânia disse estar pronto para discutir uma solução pacífica para o fim da guerra com a Rússia,  desde que o governo de Vladimir Putin esteja disposto a agir de “boa fé”. A declaração é do ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, durante visita à China que teve início nessa terça-feira (23/7).

“A Ucrânia está disposta a dialogar com o lado russo”, disse o chanceler ucraniano, segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da China após reunião entre Kuleba e seu homologo chinês, Wang Yi. “É claro que as negociações devem ser razoáveis e substantivas, visando alcançar uma paz justa e duradoura”, acrescentou.

Segundo a diplomacia chinesa, Kiev estudou “cuidadosamente” uma proposta de paz apresentada por Pequim e Brasília durante visita de Celso Amorim à China em meados de maio.

Pouco depois da reunião, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia publicou um comunicado sobre o encontro. Nele, a pasta informou que o país está disposto a sentar na mesa de negociações, desde que a Rússia expresse “boa fé”, o que “atualmente não é observado no lado russo”.

Após a declaração, a Rússia mostrou “prontidão” para negociar o fim do conflito, que se estende por mais de dois anos, mas que espera maiores “detalhes” sobre a posição ucraniana.

“Você sabe, a Rússia nunca rejeitou conversas, permanecendo aberta para um processo de negociação”, declarou o porta-voz do Kremiln, Dmitry Peskov, à agência estatal Tass. “No entanto, os detalhes são importantes aqui e ainda não os conhecemos. Então, vamos esperar por alguns esclarecimentos que aparentemente seguirão”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?