Ucrânia: mais de 200 animais morrem em zoo alagado após ataque a barragem
No momento, o zoológico está “completamente inundado” e, entre os animais, apenas cisnes e patos conseguiram escapar, segundo a UAnimals
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 200 animais morreram em uma inundação no zoológico Kazkova Dibruva, após um ataque destruir a barragem de uma usina hidrelétrica da Ucrânia, na madrugada desta terça-feira (6/6). As informações são do jornal ucraniano The Kyiv Independent.
No momento, o zoológico está “completamente inundado” e apenas cisnes e patos conseguiram escapar, de acordo com a organização de direitos dos animais UAnimals. Nas redes sociais, é possível ver um número significativo de animais ilhados ou tentando sobreviver nas águas.
Mais cedo, o governo da Ucrânia chamou de “terrorismo ecológico” a destruição da barragem da usina hidrelétrica na região de Kherson.
“O enfraquecimento da barragem Kakhovskaya HPP é um terrorismo ecológico e causado pelo homem, o maior desastre causado pelo homem na Europa nas últimas décadas, outra manifestação do genocídio da Rússia contra os ucranianos. Esta é a resposta do Kremlin aos países que pedem negociações de paz com a Federação Russa”, diz o texto.
Confira os registros:
Thousands of animals in the Kherson region are currently suffering from flooding, due to the Kakhovka dam explosion. Evacuation efforts are in progress. pic.twitter.com/USM6wDcR8m
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) June 6, 2023
➡️Explosão destrói barragem de usina na Ucrânia e inunda cidade
Mais de 20 mil pessoas precisaram ser retiradas após a explosão. Governos da Ucrânia e da Rússia trocam acusações sobre autoria do ataque
Leia: https://t.co/UEi41Haks3 pic.twitter.com/1l9z487o6V
— Metrópoles (@Metropoles) June 6, 2023
Segundo agências de notícia locais, mais de 20 mil pessoas precisaram ser retiradas da área, e Kiev emitiu um alerta para inundações generalizadas. Operações de evacuação seguem ocorrendo na região.
De acordo com o governo de Kiev, a destruição da estrutura pode inundar até 80 municípios. O nível da água subiu cinco metros depois da explosão, deixando ilhas fluviais submersas. Moradores da região do Rio Dnipro estão deixando suas casas, e dezenas de assentamentos correm o risco de serem inundados.