metropoles.com

Ucrânia: governo de Mariupol tentará retirar civis mais uma vez

Cidade portuária é estratégica para tropas russas e tem sido alvo de frequentes ataques. População está sem água, luz e com pouca comida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Europa Press via Getty Images
As pessoas se alinham para serem convocadas para o exército em 5 de março de 2022 em Lviv, Ucrânia. De acordo com as últimas informações, a Ucrânia suspende a evacuação de civis de Mariupol em vista do rompimento do cessar-fogo pela Rússia para abrir corredores humanitários. O saldo da guerra, de acordo com o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, é de mais de 2.000 civis mortos e mais de um milhão de refugiados fugiram do país
1 de 1 As pessoas se alinham para serem convocadas para o exército em 5 de março de 2022 em Lviv, Ucrânia. De acordo com as últimas informações, a Ucrânia suspende a evacuação de civis de Mariupol em vista do rompimento do cessar-fogo pela Rússia para abrir corredores humanitários. O saldo da guerra, de acordo com o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, é de mais de 2.000 civis mortos e mais de um milhão de refugiados fugiram do país - Foto: Europa Press via Getty Images

De acordo com a Câmara Municipal de Mariupol, na Ucrânia, mais uma tentativa será feita para retirar civis da cidade neste domingo (6/3). A cidade portuária tem sido alvo de frequentes bombardeios e ataques russos, que deixaram a população sem água e luz e com mantimentos cada vez mais escassos.

Nesse sábado (5/3), a Rússia anunciou um cessar-fogo temporário para a região, onde os civis poderiam sair por corredor humanitário. As tropas de Vladimir Putin, porém, não suspenderam os ataques em todo o percurso conforme prometido e a retirada foi adiada.

A partir do meiod-ia no horário local (7h no horário de Brasília), será possível embarcar em três transportes municipais. Os moradores também poderão seguir em veículos privados.

“Pedimos a todos os motoristas que saem da cidade que facilitem ao máximo a evacuação de civis – leve as pessoas com você, encha o transporte o máximo possível”, pede a Câmara Municipal, em pronunciamento.

O percurso será acompanhado por voluntários da Cruz Vermelha. O caminho percorrido passa por Portovskoye, Mangush, Rozovka, Bilmak, Pologi, Orekhov e chega a Zaporozhye, cidade que abriga a maior usina nuclear da Europa.

As autoridades de Mariupol reforçam, também, que é estritamente proibido desviar-se da rota proposta para o corredor humanitário, por risco de segurança.

O regime de silêncio das tropas russas, em tese, será adotado até às 21h do horário local (16h em Brasília).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?