Ucrânia é alvo de ciberataque em massa nesta sexta-feira (14/1)
Vários sites do governo do país estão fora do ar. Porta-voz do governo disse que ciberpolícia abriu uma investigação a respeito do caso
atualizado
Compartilhar notícia
Sites governamentais da Ucrânia foram alvo de um ciberataque em massa nesta sexta-feira (14/1). As páginas dos ministérios das Relações Exteriores e de agências governamentais estão fora do ar.
Agências de notícias reportagem que, antes dos sites saírem do ar, uma mensagem foi publicada alertando os ucranianos para se prepararem para o pior.
“Ucranianos! … Todas as informações sobre você se tornaram públicas. Tenha medo e espere o pior. É o seu passado, presente e futuro”, dizia a mensagem.
Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores ucraniano, Oleg Nikolenko, a ciberpolícia abriu uma investigação sobre o ataque cibernético desta sexta.
“Como resultado de um ataque cibernético maciço, os sites do Ministério das Relações Exteriores e várias outras agências governamentais estão temporariamente fora do ar. Nossos especialistas já começaram a restaurar o funcionamento dos sistemas de TI e a ciberpolícia abriu uma investigação”.
As a result of a massive cyber attack, the websites of the Ministry of Foreign Affairs and a number of other government agencies are temporarily down. Our specialists have already started restoring the work of IT systems, and the cyberpolice has opened an investigation.
— Oleg Nikolenko (@OlegNikolenko_) January 14, 2022
A Ucrânia enfrenta tensões na fronteira com a Rússia. Autoridades mundiais temem que a escalada leve a um conflito armado na região. Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tentam intermediar.