metropoles.com

Ucrânia é alvo de ciberataque em massa nesta sexta-feira (14/1)

Vários sites do governo do país estão fora do ar. Porta-voz do governo disse que ciberpolícia abriu uma investigação a respeito do caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
FJCk7erXIAAylVH
1 de 1 FJCk7erXIAAylVH - Foto: Reprodução

Sites governamentais da Ucrânia foram alvo de um ciberataque em massa nesta sexta-feira (14/1). As páginas dos ministérios das Relações Exteriores e de agências governamentais estão fora do ar.

Agências de notícias reportagem que, antes dos sites saírem do ar, uma mensagem foi publicada alertando os ucranianos para se prepararem para o pior.

“Ucranianos! … Todas as informações sobre você se tornaram públicas. Tenha medo e espere o pior. É o seu passado, presente e futuro”, dizia a mensagem.

Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores ucraniano, Oleg Nikolenko, a ciberpolícia abriu uma investigação sobre o ataque cibernético desta sexta.

“Como resultado de um ataque cibernético maciço, os sites do Ministério das Relações Exteriores e várias outras agências governamentais estão temporariamente fora do ar. Nossos especialistas já começaram a restaurar o funcionamento dos sistemas de TI e a ciberpolícia abriu uma investigação”.

A Ucrânia enfrenta tensões na fronteira com a Rússia. Autoridades mundiais temem que a escalada leve a um conflito armado na região. Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tentam intermediar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?