metropoles.com

Ucrânia deixa país no escuro após ameaças de ataques com drones russos

A força aérea ucraniana foi colocada em alerta máximo, nesta segunda-feira (11/11), após relatos de bombardeiros saindo de território russo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yevhenii Vasyliev/Getty Images
Imagem colorida de ucranianos sem luz - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de ucranianos sem luz - Metrópoles - Foto: Yevhenii Vasyliev/Getty Images

A Ucrânia desligou a energia elétrica de todo o país, nesta segunda-feira (11/11), e colocou sua população em alerta máximo após ameaças russas de um ataque massivo ao país. Este é o primeiro relato de bombardeio númeroso decolando do território russo em mais de dois meses.

Partes de Kiev, capital da Ucrânia, e outras regiões sofreram cortes de energia e muitos moradores se reuniram em estações de metrô que funcionam como abrigos antibombas.

Até o momento, o bombardeio não se materializou e em duas horas desde que a inteligência alertou para o ataque, apenas dois mísseis teriam sido identificados.

“O alerta aéreo está relacionado ao lançamento de mísseis de cruzeiro de bombardeiros estratégicos Tu-95MS”, disse a força aérea em seus canais do Telegram.

Ataques Russos

Apesar dos ataques desta manhã não terem se concretizado, a Rússia, durante a noite desse domingo (10/11), realizou ataques aéreos à Ucrânia que mataram pelo menos cinco pessoas e feriram 19, incluindo cinco crianças, segundo informações de autoridades locais.

Nesta segunda, os governadores das regiões de Mykolaiv e Zaporizhzhia confirmaram as mortes de cinco civis no Telegram. Eles apontaram que quatro foram mortos em Mykolaiv, onde vários prédios pegaram fogo, e uma pessoa morreu em Zaporizhzhia, onde um edifício residencial foi destruído.

Segundo afirmou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, a Rússia disparou 145 drones contra a Ucrânia durante a noite de sábado (9/11) para domingo. Esse foi o maior ataque noturno da guerra até agora.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?