Ucrânia chama ataque a barragem de “terrorismo ecológico”; Rússia fala em sabotagem
Ataque a uma barragem de usina hidrelétrica da Ucrânia causou inundações em zona ocupada pelos russos. Países trocam acusações
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da Ucrânia chamou de “terrorismo ecológico” a destruição de uma barragem de usina hidrelétrica na região de Kherson, ao sul do país, nesta terça-feira (6/6). Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores ucraniano anunciou que convocou uma reunião de emergência no Conselho de Segurança das Nações Unidas para denunciar o caso.
“O enfraquecimento da barragem Kakhovskaya HPP é um terrorismo ecológico e causado pelo homem, o maior desastre causado pelo homem na Europa nas últimas décadas, outra manifestação do genocídio da Rússia contra os ucranianos. Esta é a resposta do Kremlin aos países que pedem negociações de paz com a Federação Russa”, diz o texto.
A estrutura está localizada ao sul ucraniano, em uma região de disputa e atualmente controlada pela Rússia. Os dois países trocam acusações sobre quem foi o responsável pelo ataque. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, defendeu que trata-se de uma “sabotagem deliberada” do lado ucraniano.
Segundo Peskov, “essa sabotagem tem o potencial de causar consequências gravíssimas para dezenas de milhares de moradores da região, consequências ambientais e consequências de outra natureza que ainda não foram estabelecidas”.
A explosão resultou em evacuações em massa e cortou o abastecimento de água e energia elétrica na região. Segundo agências de notícia locais, mais de 20 mil pessoas precisaram ser retiradas da área, e Kiev emitiu um alerta para inundações generalizadas em outros municípios próximos.
➡️Explosão destrói barragem de usina na Ucrânia e inunda cidade
Mais de 20 mil pessoas precisaram ser retiradas após a explosão. Governos da Ucrânia e da Rússia trocam acusações sobre autoria do ataque
Leia: https://t.co/UEi41Haks3 pic.twitter.com/1l9z487o6V
— Metrópoles (@Metropoles) June 6, 2023
“Unidades da Polícia Nacional e do Serviço de Emergência do Estado da região de Kherson estão tomando medidas urgentes para evacuar a população civil de possíveis zonas de inundação. Moradores da margem esquerda temporariamente ocupada da região de Kherson estão sendo alertados”, declara o ministério da Ucrânia.
Segundo o governo de Kiev, a destruição da estrutura pode inundar até 80 municípios. O nível da água subiu cinco metros depois da explosão, deixando ilhas fluviais submersas. Moradores da região do Rio Dnipro estão deixando suas casas, e dezenas de assentamentos correm o risco de serem inundados.
Veja imagens:
Russian terrorists. The destruction of the Kakhovka hydroelectric power plant dam only confirms for the whole world that they must be expelled from every corner of Ukrainian land. Not a single meter should be left to them, because they use every meter for terror. It’s only… pic.twitter.com/ErBog1gRhH
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) June 6, 2023
/1. Today the dam of the Kakhovka reservoir was blown up in Nova Kakhovka, Kherson region. Many coastal settlements are flooded, some houses are blown away by a strong stream of water. pic.twitter.com/m2Dn1FC0Q8
— Special Kherson Cat 🐈🇺🇦 (@bayraktar_1love) June 6, 2023