metropoles.com

Ucrânia chama ataque a barragem de “terrorismo ecológico”; Rússia fala em sabotagem

Ataque a uma barragem de usina hidrelétrica da Ucrânia causou inundações em zona ocupada pelos russos. Países trocam acusações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
inundacao russia
1 de 1 inundacao russia - Foto: Reprodução

O governo da Ucrânia chamou de “terrorismo ecológico” a destruição de uma barragem de usina hidrelétrica na região de Kherson, ao sul do país, nesta terça-feira (6/6). Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores ucraniano anunciou que convocou uma reunião de emergência no Conselho de Segurança das Nações Unidas para denunciar o caso.

“O enfraquecimento da barragem Kakhovskaya HPP é um terrorismo ecológico e causado pelo homem, o maior desastre causado pelo homem na Europa nas últimas décadas, outra manifestação do genocídio da Rússia contra os ucranianos. Esta é a resposta do Kremlin aos países que pedem negociações de paz com a Federação Russa”, diz o texto.

A estrutura está localizada ao sul ucraniano, em uma região de disputa e atualmente controlada pela Rússia. Os dois países trocam acusações sobre quem foi o responsável pelo ataque. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, defendeu que trata-se de uma “sabotagem deliberada” do lado ucraniano.

Segundo Peskov, “essa sabotagem tem o potencial de causar consequências gravíssimas para dezenas de milhares de moradores da região, consequências ambientais e consequências de outra natureza que ainda não foram estabelecidas”.

A explosão resultou em evacuações em massa e cortou o abastecimento de água e energia elétrica na região. Segundo agências de notícia locais, mais de 20 mil pessoas precisaram ser retiradas da área, e Kiev emitiu um alerta para inundações generalizadas em outros municípios próximos.

“Unidades da Polícia Nacional e do Serviço de Emergência do Estado da região de Kherson estão tomando medidas urgentes para evacuar a população civil de possíveis zonas de inundação. Moradores da margem esquerda temporariamente ocupada da região de Kherson estão sendo alertados”, declara o ministério da Ucrânia.

Segundo o governo de Kiev, a destruição da estrutura pode inundar até 80 municípios. O nível da água subiu cinco metros depois da explosão, deixando ilhas fluviais submersas. Moradores da região do Rio Dnipro estão deixando suas casas, e dezenas de assentamentos correm o risco de serem inundados.

Veja imagens:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?