Ucrânia: avião militar cai perto de Kiev com 14 pessoas a bordo
Serviço de segurança ucraniano informou que “está determinando quantas pessoas morreram”. Avião teria caído a 20 quilômetros do sul de Kiev
atualizado
Compartilhar notícia
Um avião militar ucraniano com 14 pessoas a bordo caiu na região de Kiev, capital da Ucrânia, nesta quinta-feira (24/2). Segundo agências internacionais de notícias, ainda não se sabe quantas pessoas morreram ou ficaram feridas. O serviço de segurança local informou que “está determinando quantas pessoas morreram”.
O avião teria caído na região de Trypillia, a aproximadamente 20 quilômetros de distância ao sul de Kiev. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a aeronave destruída em um espaço descampado. Autoridades de segurança estão no local.
No início da manhã, uma onda de mísseis enviados pela Rússia teria atingido o país, de acordo com autoridades ucranianas.
A Ucrânia afirma que ao menos 50 soldados do país morreram após os ataques russos. Trata-se da mais grave crise militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
Veja as imagens do avião:
🇷🇺 🇺🇦 A military plane of the Armed Forces of Ukraine (14 people were on board) crashed in the Obukhov district, followed by a fire, resulting in the death of 5 people – State Emergency Service
💥 UkraineWarReport pic.twitter.com/hfIs9fK5WA
— Rodrigo Duterte (@Rodrigo88192003) February 24, 2022
Em pronunciamento nesta quinta-feira (24/2), Zelensky pediu apoio de todos os militares e da população ucraniana e disse estar distribuindo armas para que todos possam se defender. O ucraniano ressaltou ainda que o país “não vai entregar sua liberdade”.
O governo ucraniano afirma que a invasão não se resume às regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, reconhecidas pela Rússia na segunda-feira (22/2).
“Levantaremos as sanções a todos os cidadãos da Ucrânia que estejam prontos para defender nosso país como parte da defesa territorial com armas na mão. Cortamos relações diplomáticas com a Rússia. Para todos aqueles que ainda não perderam a consciência na Rússia, é hora de sair e protestar contra a guerra com a Ucrânia”, escreveu nas redes sociais.
Segundo a agência de notícias Reuters, militares ucranianos afirmam ter abatido cinco aviões russos, além de um helicóptero, na região de Luhansk, um dos dois territórios separatistas da Ucrânia. O Ministério da Defesa da Ucrânia confirmou, mediante redes sociais, a ação. Já a Rússia, por meio da agência de notícias RIA, negou a informação.
A invasão russa ocorreu na madrugada desta quinta-feira (24/2), horário de Brasília. Logo em seguida, as sirenes da capital Kiev começaram a tocar. O som foi o primeiro alerta à população de um possível ataque aéreo. O aeroporto da cidade foi esvaziado e teve os voos suspensos.