Ucrânia afirma ter afundado navio militar da Rússia no Mar Negro
Segundo o governo da Ucrânia, o navio militar russo César Kunikov “sofreu buracos críticos no lado esquerdo [do casco] e começou a afundar”
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da Ucrânia alegou ter afundado, nesta quarta-feira (14/2), o navio militar da Rússia César Kunikov, em uma região do Mar Negro que banha tanto a costa ucraniana quanto a russa.
De acordo com a Agência de Inteligência Militar da Ucrânia (GUR, na sigla original), a embarcação foi alvo de um ataque com drones e “sofreu buracos críticos no lado esquerdo [do casco] e começou a afundar”.
Desde o início deste mês, o governo ucraniano reivindicou uma série de ataques a navios de guerra russos na região do Mar Negro.
A embarcação foi atingida por bombardeios de drones de ataque marítimo, de modelo Magura V5, próximo à costa da Crimeia, região anexada pela Rússia em 2014 e uma das principais razões para a crise entre os países.
Segundo a GUR, César Kunikov é um grande navio de desembarque do Projeto 775, com capacidade de 87 tripulantes, e foi usado nos conflitos na Geórgia, Síria e Ucrânia.
Um vídeo do ataque foi divulgado pela agência de inteligência ucraniana no canal oficial do Telegram. Nas imagens publicadas, é possível ver uma nuvem de fumaça subindo de um navio, que supostamente seria o César Kunikov.
Há relatos, na mídia russa, do prosseguimento de uma operação de busca e resgate de tripulantes, com o auxílio de helicópteros.
A guerra entre Ucrânia e Rússia
A guerra da Ucrânia segue a todo o vapor e não dá sinais de trégua. O conflito entre ucranianos e russos, iniciado pela invasão de tropas russas ao território da Ucrânia, está prestes a completar dois anos em 24 de fevereiro.