Ucrânia afirma ter derrubado 5 aviões russos; Rússia nega
Na madrugada desta quinta (24/2), a imprensa internacional começou a noticiar possível reação ucraniana contra a operação militar da Rússia
atualizado
Compartilhar notícia
Poucas horas após a invasão russa, os primeiros sinais de contra-ataque começaram a surgir. Na madrugada desta quinta-feira (24/2), a imprensa internacional começou a noticiar possível reação ucraniana contra a operação militar liderada por Vladimir Putin.
Segundo a agência de notícias Reuters, militares ucranianos afirmam ter abatido cinco aviões russos, além de um helicóptero, na região de Luhansk, um dos dois territórios separatistas da Ucrânia. O Ministério da Defesa da Ucrânia confirmou, mediante redes sociais, a ação. Já a Rússia, por meio da agência de notícias RIA, negou a informação.
Повідомлення ГШ ЗСУ
За інформацією командування Об’єднаних Сил, сьогодні у районі проведення ОС збито 5 літаків та вертоліт агресорів.
Об'єднані сили дають гідну відсіч збройним силам РФ. Військові підрозділи на своїх позиціях. Противник несе втрати.
Зберігайте спокій!— Defence of Ukraine (@DefenceU) February 24, 2022
Na Ucrânia, há registros de ataques vindos da Bielorrússia e Crimeia, região anexada pela Rússia. A imprensa russa informou, ainda, que membros de uma milícia em Donetsk, uma das regiões separatistas da Ucrânia, estão prontos para apoiar a invasão.
Ataques
Minutos depois de o presidente russo, Vladimir Putin, anunciar, no início da madrugada desta quinta-feira (24/2), horário de Brasília, o início das operações militares no leste da Ucrânia, houve relatos de ataques em território ucraniano.