metropoles.com

Ucrânia acusa Rússia de disparar míssil balístico intercontinental

Os mísseis balísticos intercontinentais possuem alcance de milhares de quilômetros e podem carregar ogivas convencionais ou nucleares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wikimedia Commons
Míssil "Patriot" perto de veículo militar. Os Estados Unidos enviaram unidades do artefato para a Polônia após guerra na Ucrânia - Metrópoles
1 de 1 Míssil "Patriot" perto de veículo militar. Os Estados Unidos enviaram unidades do artefato para a Polônia após guerra na Ucrânia - Metrópoles - Foto: Wikimedia Commons

A força aérea ucraniana informou nesta quinta-feira (21/11) que a Rússia lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) contra empresas e infraestrutura na cidade de Dnipro, no centro-leste da Ucrânia. O ataque, realizado a partir da região de Astrakhan, na Federação Russa, seria o primeiro desse tipo.

A Ucrânia afirmou que os ataques da Rússia tiveram como alvo “empresas e infraestrutura crítica”, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Os militares ucranianos relataram a interceptação de seis mísseis de cruzeiro Kh-101. Diferentemente dos mísseis de cruzeiro, os mísseis balísticos intercontinentais possuem alcance de milhares de quilômetros e podem carregar ogivas convencionais ou nucleares.

Já o Ministério da Defesa da Rússia informou, também nessa quinta, que interceptou dois mísseis de cruzeiro britânicos.

Embaixada fechada

Os Estados Unidos fecharam de forma temporária a embaixada em Kiev, capital da Ucrânia, após receber informações sobre “um potencial ataque aéreo significativo”.

A medida acontece dias após o presidente dos EUA, Joe Biden, utorizar o uso dos artefatos contra o território russo. Além disso, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto que aumenta as possibilidades de uso de armas nucleares.

Biden autorizou o uso do Sistema de Mísseis Táticos (Himars, sigla em inglês), que tem alcance de cerca de 80 km, contra as forças russas posicionadas do outro lado da fronteira. No entanto, o presidente americano não permitiu o uso do ATACMS, um míssil de longo alcance de 300 km para a defesa da cidade de Kharkiv.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?