metropoles.com

Ucrânia acusa Rússia de atacar tanque com ácido em Luhansk

O envenenamento pela substância pode causar bronquite, bronquiolite leve, tontura e sonolência e, em casos graves, edemas pulmonares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Сергій Гайдай
277817947_142230584983000_7427649437611555059_n
1 de 1 277817947_142230584983000_7427649437611555059_n - Foto: Reprodução/ Сергій Гайдай

O chefe da Administração Estatal Regional de Luhansk, Sergey Gaidai, área separatista da Ucrânia, acusou a Rússia de atacar um tanque de ácido nítrico, em Rubizhne, na manhã desta terça-feira (5/4).

Após o ataque, Gaidai alertou a população local pelas redes sociais. Se evaporado, o ácido nítrico se torna tóxico e pode entrar em contato com as mucosas.

O envenenamento pela substância pode causar bronquite, bronquiolite leve, tontura e sonolência. Em casos graves, as vítimas podem apresentar edema pulmonar.

“Se você estiver dentro de casa, feche as portas e janelas. Efeito em humanos: o ácido nítrico é perigoso se inalado, ingerido e em contato com a pele e mucosas”, disse Gaidai.

Apesar de o governador da região ter atribuido a autoria do ataque aos russos, os separatistas, por sua vez, disseram que os próprios ucranianos teriam explodido o tanque com ácido nítrico, a fim de acusá-los.

O Ministério da Defesa da Rússia, em comunicado, negou que tenha cometido o atentado.

Veja o vídeo da fumaça tóxica formada após o ataque:

Discurso na ONU

No mesmo dia do ataque, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursará pela primeira vez no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), desde o início da guerra, em 24 de fevereiro. O encontro contará com a presença do secretário-geral da entidade, António Guterres.

Nessa segunda-feira (4/4), o líder ucraniano demonstrou extrema preocupação com os ataques russos realizados na cidade de Bucha, próximo a Kiev.

“Todos os culpados devem ser punidos”, exigiu Zelensky, ao conversar com a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre o massacre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?