Twitter retira mensagem de Trump do ar por ser fake news sobre coronavírus
O vídeo replicado pelo presidente afirmava que o uso de máscaras é desnecessário para impedir a disseminação do novo coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
O Twitter apagou nesta terça-feira (28/7) um vídeo contendo fake news, ou notícias falsas, repostado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O norte-americano havia compartilhado a publicação do seu filho Donald Trump Jr., que também exaltava a hidroxicloroquina.
De acordo com a CNN internacional, o material mostrava um grupo de pessoas vestindo jalecos brancos, que se autodenominavam “Médicos da Linha de Frente da América”, realizando uma conferência de imprensa em frente ao Supremo Tribunal dos EUA, em Washington.
Nas imagens, um palestrante fazia uma série de alegações duvidosas, incluindo que o uso de máscaras é desnecessário para impedir a disseminação do novo coronavírus e que estudos recentes mostrando que a hidroxicloroquina é ineficaz para o tratamento da Covid -19 são “ciência falsa”, patrocinada por “empresas farmacêuticas falsas”.
“Este vírus tem cura, é chamada de hidroxicloroquina, zinco e zitromax. Você não precisa de máscaras, há uma cura”, dizia a mensagem.
Agora, na conta de Trump, há um aviso de tuíte removido no lugar da mensagem.
BREAKING: @Twitter & @jack have suspended @DonaldJTrumpJr for posting a viral video of medical doctors talking about Hydroxychloroquine.
Big Tech is the biggest threat to free expression in America today & they’re continuing to engage in open election interference – full stop. pic.twitter.com/7dJbauq43O
— Andrew Surabian (@Surabees) July 28, 2020
O que diz a OMS
Os principais organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomendam o uso da cloroquina contra o coronavírus antes de resultados mais robustos das pesquisas científicas e aponta para os riscos de efeitos colaterais e complicações adversas.
O que diz o Twitter
“O Twitter exige exclusão porque viola nossas regras (compartilhamento de informações incorretas no COVID-19), e a conta terá funcionalidade limitada por 12 horas”, informou a rede social.