TVs fora do ar e cidades cercadas: o 6º dia da guerra Rússia-Ucrânia
O Metrópoles preparou guia com as notícias da guerra: cidades sitiadas, pedido de Zelensky de cessar-fogo, discurso de Biden e avanço russo
atualizado
Compartilhar notícia
A truculência da guerra na Ucrânia tem chegado a níveis antes inimagináveis. Com cidades sitiadas pelas tropas russas, o presidente Volodymyr Zelensky voltou a pedir apoio da comunidade internacional.
O exército de Vladimir Putin ampliou o megacomboio que cercará Kiev, capital ucraniana e coração do poder. As tropas, que cobrem um extensão de 64 quilômetros, se aproximam da cidade.
Na tentativa de derrubar a comunicação ucraniana, os russos bombardearam uma torre de transmissão de TV em Kiev. Ao menos cinco pessoas morreram. Os militares fizeram alertas sobre os próximos pontos de ataque e pediram que civis deixassem os locais.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, condenou o Ocidente e a Europa por interferirem nos ataques à Ucrânia. Em pronunciamento transmitido ao vivo, Lavrov defendeu o que chamou de “direito de interesses” dos países. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, fez um discurso semelhante e disse que a guerra é para proteger a Rússia de “ameaças externas vindas do Ocidente”.
Com a Ucrânia sendo alvo de ataques cada vez mais violentos, Zelensky exigiu um cessar-fogo para abrir nova rodada de negociações com a Rússia e pediu resistência da população e do Exército. Segundo o mandatário ucraniano, se os bombardeios continuarem no mesmo ritmo, a guerra ganhará “larga escala”. Ao discursar no Parlamento Europeu, recebeu uma homenagem: foi aplaudido de pé.
O primeiro discurso do Estado da União do presidente dos EUA, Joe Biden, foi marcado por declarações contra a Rússia. Na ocasião, Biden anunciou o fechamento do espaço aéreo para aviões russos e declarou que os EUA enviarão militares para países vizinhos da Ucrânia.
O Metrópoles resume, abaixo, os principais fatos do 6° dia de guerra:
- Rússia defende guerra na Ucrânia: “Reação contra o neonazismo”.
- Zelensky diz que ataque russo em Kharkiv é “terrorismo” de Estado.
- Sob ataques, Ucrânia ameaça a Rússia: “Temos como continuar a guerra”.
- Rússia avisa sobre alvos que vai atacar em Kiev e pede saída de civis.
- Vídeos: em nova ofensiva, russos atacam torre de TV em Kiev; 5 morrem.
- Atônito, Zelensky reage ao ataque a uma torre de transmissão: “Estamos perdendo tempo”.
- Megacomboio militar russo cerca Kiev; sirenes de alerta são acionadas.
- Zelensky diz que, sem cessar-fogo imediato, guerra terá “larga escala”.
- Tropas russas avançam e já cercam nove cidades ucranianas.
- China defende cessar-fogo e promete negociar fim da guerra na Ucrânia.
- Pentágono diz que soldados russos estariam se rendendo na Ucrânia.
- Belarus avisa ao Brasil que suspenderá venda de fertilizantes.
- Zelensky é aplaudido no Parlamento Europeu: “Provem que estão conosco”.
- Ucrânia pede à Rússia que não destrua Catedral de Santa Sofia, em Kiev.