Turquia fecha apoio à entrada da Suécia e da Finlândia na Otan
Tratado entre os três países delimita as questões em torno das exportações de armas e a luta contra o terrorismo
atualizado
Compartilhar notícia
A Turquia assina acordo com Suécia e Finlândia para apoiar a entrada de ambos na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A resistência dos líderes turcos era o principal entrave para a entrada das duas nações nórdicas na organização.
Em comunicado, o presidente finlandês Sauli Niinistö afirmou, nesta terça-feira (28/6), que os três países assinaram um acordo durante a cúpula da Otan em Madri. O tratado delimita as questões em torno das exportações de armas e a luta contra o terrorismo, uma das preocupações dos líderes turcos.
“Os passos concretos de nossa adesão à Otan serão acordados pelos aliados da Otan durante os próximos dois dias, mas essa decisão agora é iminente”, acrescentou Niinistö.
O governo da Turquia vinha resistindo à entrada dos países nórdicos na Otan sob alegações de que ambos apoiavam grupos opositores ao governo de Recep Tayyip Erdogan.
“A Turquia obteve conquistas importantes na luta contra organizações terroristas. A Turquia obteve o que queria”, afirmou a presidência turca.
Caso avance o acordo entre os três países, a entrada da Finlândia e da Suécia pode favorecer o aumento de tropas no Leste Europeu para conter o avanço do exército russo.
“Tenho o prazer de anunciar que agora temos um acordo que abre caminho para a Finlândia e a Suécia se juntarem à Otan. Turquia, Finlândia e Suécia assinaram um memorando que aborda as preocupações da Turquia, incluindo exportações de armas e a luta contra o terrorismo”, disse o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, aos jornalistas em Madri.
O presidente turco conversou, mais cedo, com o presidente norte-americano Joe Biden por telefone. O diálogo tratou sobre a entrada dos países nórdicos na Otan para aproveitar a cúpula da organização que acontece em Madri.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.