Turquia e Síria já somam 33 mil mortos após terremoto
A Turquia foi a mais afetada pelo terremoto, onde se registrou cerca de 29 mil vítimas. Outros 3,5 mil mortos estão na Síria
atualizado
Compartilhar notícia
Um novo levantamento divulgado neste domingo (12/2) aponta que o número de mortos pelo terremoto que atingiu a Turquia e a Síria passou de 33 mil.
Cerca de 29 mil vítimas são da Turquia, enquanto outras 3,5 mil estão na Síria. Há ainda milhares de desaparecidos e feridos, e cerca de 1,5 milhão estão desabrigados.
Segundo o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, o número de mortos pode dobrar tendo em vista a dificuldade em levar ajuda humanitária a regiões mais afastadas.
“Até agora falhamos com o povo do noroeste da Síria. Eles têm o direito de se sentir abandonados, esperando por ajuda internacional que não chegou”, afirmou.
Um forte terremoto de magnitude 7,8, seguido de vários tremores menores, destruiu principalmente o sul da Turquia e o noroeste da Síria. O desastre foi registrado na madrugada da última segunda-feira (6/2).
Esse já é considerado o sétimo desastre natural mais mortal do século, ultrapassando o número de mortos no terremoto e tsunami do Japão em 2011, quando 19,7 mil morreram.