metropoles.com

Turquia dá aval e Finlândia será o 31º país integrante da Otan

Sinal verde turco era o único obstáculo que impedia a adesão do país à Otan, uma vez que os outros membros já tinham aprovado a participação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Vídeo
Finlandia e Suécia fazem pedido de adesao à Otan
1 de 1 Finlandia e Suécia fazem pedido de adesao à Otan - Foto: Reprodução/Vídeo

O Parlamento da Turquia aprovou, nesta quinta-feira (30/3), a entrada da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O sinal verde turco era o único obstáculo que impedia a adesão do país à Otan, uma vez que os outros 29 membros já tinham aprovado a participação na aliança militar.

Em 2022, o Parlamento finlandês tinha aprovado a adesão do país à Otan em 17 de maio. Porém, sofreu com diversas tentativas da Turquia em barrar a entrada na aliança militar. Com a entrada da Finlândia no grupo militar liderado pelos Estados Unidos (EUA), a fronteira da aliança militar com a Rússia ganha mais 1,3 mil quilômetros, o dobro da extensão atual.

O fator territorial é de suma importância devido à invasão russa ao território da Ucrânia, que dura mais de um ano. Ao provocar o conflito, a ideia do presidente da Rússia, Vladimir Putin, era barrar a expansão da aliança militar.

No momento, a Finlândia aguarda apenas algumas formalidades para tornar-se o 31º país membro da Otan. As autoridades esperam que o processo seja finalizado ainda na próxima semana. Para o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, a decisão “tornará toda a família” da aliança “mais forte e segura”.

Por outro lado, a Suécia que também tenta ingressar na Otan enfrenta uma tensão diplomática com a Hungria e Turquia, que seguem bloqueando a entrada do país na aliança militar. Vale ressaltar que para um país ingressar na Otan é necessário que todos os membros votem a favor da inclusão de um novo membro.

A justificativa do presidente turco Recep Tayyip Erdogan de ser contra a entrada dos países é de que a Suécia e a Finlândia eram “o lar de muitas organizações terroristas”, referindo-se principalmente a militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, conhecida como PKK.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?