metropoles.com

Turquia concorda em apoiar candidatura da Suécia à Otan

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, concordou em retirar veto após conversas com representantes da Otan

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Foto colorida do momento do aperto de mãos entre o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, o presidente da Turquia e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do momento do aperto de mãos entre o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, o presidente da Turquia e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg - Metrópoles - Foto: Reprodução/Twitter

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, concordou em retirar seu veto e recomendar o pedido da Suécia para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou nesta segunda-feira (10/7) que Erdogan concordou em encaminhar a proposta de adesão da Suécia ao parlamento da Turquia.

“Tenho o prazer de anunciar que po presidente Erdogan concordou em encaminhar o protocolo de adesão da Suécia à Grande Assembleia Nacional o mais rápido possível e trabalhar em estreita colaboração com a assembleia para garantir a ratificação”, declarou Stoltenberg em entrevista coletiva.

3 imagens
Finlandia e Suécia fazem pedido de adesao à Otan
Jens Stoltenberg chefe da Otan
1 de 3

O presidente Erdogan está há 20 anos no poder na Turquia

Jeff J Mitchell/Getty Images
2 de 3

Finlandia e Suécia fazem pedido de adesao à Otan

Reprodução/Vídeo
3 de 3

Jens Stoltenberg chefe da Otan

Reprodução

No Twitter, o secretário-geral da Otan compartilhou uma foto com o aperto de mãos entre o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, e o presidente da Turquia. “Este é um passo histórico que torna todos os aliados da Otan mais fortes e seguros”, escreveu Stoltenberg.

A adesão à Otan requer a aprovação de todos os países membros. No entanto, a Turquia tinha impedido a entrada da Suécia na aliança militar desde o ano passado. Erdogan acusou Estocolmo de abrigar ativistas curdos considerados “terroristas” pelo governo turco.

O anúncio aconteceu na véspera da cúpula da Otan em Vilnius, na Lituânia, onde os 31 países membros irão discutir medidas de segurança e defesa de suas nações. Além disso, o encontro também deverá tratar sobre o apoio da aliança militar à Ucrânia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comemorou pelas redes sociais o apoio da Turquia à entrada da Suécia na Otan. “Um passo histórico em Vilnius. Parabenizo o importante passo que a Turquia prometeu dar, para ratificar a adesão da Suécia à Otan”, escreveu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?