“Turbulência de céu claro” fere passageiros em voo da Air Canada
Trinta passageiros tiveram que ser levados a um hospital do Havaí, onde foi feito pouso de emergência. Entre eles, 9 com ferimentos graves
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos 37 pessoas ficaram feridas após um voo da companhia Air Canada passar por uma forte turbulência, nesta quinta-feira (11/07/2019).
Para o atendimento dos passageiros, foi preciso fazer um pouso de emergência no Havaí (EUA). Trinta tiveram que ser levados a um hospital da região. Entre eles, 9 com ferimentos graves.
O Boeing 777-200 da Air Canada viajava de Vancouver para Sydney com 269 passageiros e 15 tripulantes, quando passou por um turbulência de céu claro. De acordo com a companhia, a maioria dos ocupantes estavam sem cinto de segurança no momento.
Fotos tiradas dentro da aeronave após o incidente mostram máscaras de oxigênio penduradas e carrinhos usados para serviço de bordo espalhados.
Turbulência de céu claro
O fenômeno é invisível e difíceis de serem previstos por radares convencionais. As turbulências de céu claro (CAT, na sigla em inglês) ocorre em céus azuis, limpos e aparentemente calmos e ocorrem quando massas de ar de diversas velocidades se chocam. Acontecem a acima de 3 mil pés (cerca de 900 metros) e não está associada a nuvens convectivas (de grande extensão vertical), como cumulus e cumulonimbus.