Tumulto faz retirada de americanos do Afeganistão ser interrompida
Decisão foi tomada após multidão invadir as pistas do aeroporto. Em vídeos, pessoas se seguravam em asas de avião para tentar fugir do país
atualizado
Compartilhar notícia
Os Estados Unidos interromperam a retirada de cidadãos americanos da cidade de Cabul, capital do Afeganistão, depois do tumulto na pista do aeroporto, nesta segunda-feira (16/8). Voos comerciais já haviam sido cancelados e cinco pessoas morreram no local enquanto tentavam fugir do país, após o Talibã tomar o governo do Afeganistão no domingo (15/8).
Segundo a Reuters, o governo americano retomaria os voos posteriormente à retirada da multidão que invadiu as pistas. O tempo que a pausa vai durar, no entanto, ainda não foi anunciado.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram centenas de pessoas tentando embarcar para fugir.
🚨Afeganistão 🇦🇫: O vídeo abaixo é de agora pouco no aeroporto internacional de Cabul, onde milhares de pessoas tentam desesperadamente escapar do país. pic.twitter.com/N8O3t472On
— ivan kleber (@lordivan22) August 15, 2021
Autoridades do aeroporto emitiram um alerta pedindo para que a população não fosse ao local: “Por favor, não venham para o aeroporto”. Ainda não se sabe o que motivou as mortes. A suspeita é que algumas pessoas tenham sido pisoteadas devido às aglomerações.
Durante o tumulto, agentes das tropas dos Estados Unidos, que estavam no aeroporto para ajudar os norte-americanos a embarcarem, atiraram para o alto, mas não há informações se o fato está ligado aos óbitos.
Outro vídeo mostra pessoas correndo em torno de um avião, em movimento, que pertence à força aérea norte-americana. Algumas, inclusive, tentam subir no corpo da aeronave. Há a confirmação de pelo menos duas mortes nessa ocasião. Veja:
Unreal scenes at #Kabul airport. Afghans hanging onto U.S. Air Force aircraft taking off. Two people later fell off the aircraft and died. pic.twitter.com/mL6yPzjzvX
— Simon Engelkes (@englks) August 16, 2021