metropoles.com

Truth, rede social de Trump, é lançada nos EUA. Veja como funciona

Plataforma tem recursos parecidos com os do Instagram e do Twitter, de onde Trump foi banido, mas postagens vão se chamar “verdades”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Christoph Dernbach/picture alliance via Getty Images
Truth, a rede social criada por Donald Trump
1 de 1 Truth, a rede social criada por Donald Trump - Foto: Christoph Dernbach/picture alliance via Getty Images

O ex-presidente norte-americano Donald Trump e seus aliados e seguidores estão prestes a poder publicar “verdades” na internet. Banido das principais redes sociais há pouco mais de um ano, Trump finalmente lançou sua prometida plataforma para escapar do que chama de “censura das big techs”. Trata-se da Truth – ou Verdade, em inglês – e parece uma mistura de Twitter e Instagram, na qual as postagens não se chamam tuítes, mas “truths” ou “verdades”.

Por enquanto, apenas os usuários de iPhones registrados na App Store dos EUA podem baixar o aplicativo da rede, que também não tem (ainda) uma versão para navegadores de computador. E os cadastrados ainda não conseguem postar as “verdades”, pois conseguiram criar seus perfis, mas foram colocados em uma lista de espera enquanto a equipe técnica da empresa se organiza para colocar tudo no ar.

A Truth foi anunciada por Trump em outubro do ano passado como alternativa para a “liberdade de expressão”. Trump foi banido das demais plataformas sob a acusação de divulgar notícias falsas, discurso de ódio e incentivar o golpe que seguidores seus tentaram ao invadir o prédio do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

Na linha do tempo da nova rede, segundo as informações já divulgadas, será possível publicar as “verdades” em textos curtos, que podem vir acompanhados de fotos ou vídeos. Será possível ainda compartilhar “verdades” postadas por outros, uma espécie de retuíte.

Veja como funciona o feed em um vídeo divulgado pela própria plataforma:

Financiamento “real” brasileiro

Para pagar pela criação e ida ao ar da plataforma (que ainda não detalhou como vai se financiar daqui em diante), Trump criou uma empresa, a Digital World Acquisition, que recolheu doações de apoiadores do ex-presidente num montante que superou US$ 1 bilhão (R$ 5,1 bilhões).

Um dos sócios do novo empreendimento é uma empresa que tem como diretor financeiro o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (União Brasil-SP).

Na última semana, Trump estreou na rede social. A primeira mensagem do ex-presidente diz: “Prepare-se, seu presidente favorito vai ver vocês em breve!”. O filho do ex-presidente, Donald Trump Jr., compartilhou a mensagem do pai no Twitter e completou: “Chegou a hora da verdade!”.

Veja a postagem:

Ainda não há previsão de prazo para a expansão da Truth para mais países e para celulares com sistema Android.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?