Trumpistas acusam Kamala de usar ponto disfarçado de brinco em debate
Apoiadores de Donald Trump iniciaram a teoria de que brincos da Tiffany & Co. eram um equipamento de escuta
atualizado
Compartilhar notícia
Nos Estados Unidos, apoiadores do ex-presidente e candidato à presidência pelo Partido Republicano Donald Trump criaram uma teoria da conspiração de que a candidata democrata e vice-presidente Kamala Harris teria usado uma escuta durante o debate presidencial ocorrido na terça-feira (10/9) no país.
A postagem que deu início a teoria foi feita na rede social de Donald Tump, a Truth Social, e teve mais de 5 mil compartilhamentos. O post utiliza uma montagem de um assesório vendido por uma empresa chamada NOVA H1 Audio Earrings que se assemelha ao brinco da Tiffany & Co., feito de ouro 18K e pérolas do Mar do Sul que Kamala utilizava.
“Parece que Kamala Harris estava sendo treinada usando fones de ouvido embutidos em seus brincos durante o debate presidencial da ABC contra o presidente Trump”, afirma a conta.
Os brincos da vice presidente possuem diferenças óbvias com os da NOVA H1: além de pérolas maiores, a estrutura é feita com hastes mais finas e delicadas, envolvendo os lóbulos das orelhas.
A teoria foi desmentida pelos serviços de checagem americanos, que classificaram a teoria como falsa (caso do Politifact) ou sem evidências (caso do Snopes).
Diversos comentários como esses estão sendo vinculados por apoiadores de Donald Trump, depois de um desempenho desejoso do candidato no embate.
Analistas políticos dos EUA entendem que essa é mais uma das estratégias de Trump e seus aliados de mitigarem o efeito da derrota sofrida no debate contra Kamala Harris.