Trump vence primárias de New Hampshire com vantagem abaixo do esperado
Nikki Haley, adversária do ex-presidente, promete continuar a disputa pela vaga do Partido Republicano: “Essa corrida está longe do fim”
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Donald Trump venceu as primárias do Partido Republicano em New Hampshire, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (23/1). A projeção da agência de notícias Associated Press e da rede de televisão NBC coloca o bilionário como favorito entre os eleitores republicanos.
Trump derrotou a única opositora, a ex-embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) Nikki Haley. As pesquisas de intenção de voto mostravam o ex-presidente com uma liderança confortável na disputa republicana, mas o desempenho de Haley surpreendeu: Trump obteve 54,6% dos votos e sua adversária, 43,1%, numa diferença abaixo do esperado pelo staff do ex-presidente.
Haley prometeu continuar a disputa pela vaga do Partido Republicano para concorrer às eleições presidenciais dos EUA, em novembro. “Há conversas de que essa corrida terminou. Eu tenho notícias: New Hampshire é o primeiro [estado] na nação, não o último. Essa corrida está longe do fim, há dezenas de estados ainda. O próximo é o meu, da Carolina do Sul”, disse a ex-embaixadora a apoiadores.
Trump fez história ao vencer as primárias de Iowa e New Hampshire.
A próxima disputa entre os republicanos acontece em 3 de fevereiro na Carolina do Sul. A ex-embaixadora da ONU governou o estado entre 2011 e 2017.
Desistência
No final de semana, o governador da Flórida, Ron DeSantis, suspendeu a sua campanha pela vaga do Partido Republicano e declarou apoio a Trump. Ele era apontado como um dos mais conservadores na pauta de costumes, principalmente em decorrência da sua gestão sobre transição de gênero.