metropoles.com

Trump usa tom solidário em discurso após ataque em Las Vegas

Presidente não citou terrorismo, extremismo nem armas de fogo em seu pronunciamento, na manhã desta segunda-feira (2/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Casa Branca/Divulgação
trumplasvegas
1 de 1 trumplasvegas - Foto: Casa Branca/Divulgação

Sem fazer referência nenhuma a terrorismo, extremismo ou ao controle de armas de fogo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou, nesta segunda-feira (2/10), o massacre em Las Vegas. Com 58 mortos e 515 feridos, trata-se do maior tiroteio da história do país.

O magnata republicano fez um discurso oficial na Casa Branca nesta manhã, horas após o ataque em Las Vegas, que ocorrera às 22h locais de ontem. Adotando uma postura totalmente pacífica, Trump pediu solidariedade e união aos norte-americanos, disse rezar pelas vítimas e elogiou o trabalho da polícia e das equipes de resgate.

 “A ação milagrosa da polícia evitou mais mortes”, disse o magnata. O tom usado por Trump é o oposto de seus pronunciamentos anteriores, nos quais costumava acusar o terrorismo e o extremismo islâmico por episódios de violência no país. Dessa vez, ele cuidadosamente definiu a tragédia como um “ato de maldade”.

O presidente informou que estará em Las Vegas na quarta-feira (4) e que o FBI e os departamentos internos estão trabalhando juntos nas investigações do tiroteio.

Saiba como ocorreu o ataque:

Joelson Miranda/Metrópoles

O republicano não deu informações sobre a linha de investigação seguida pela polícia. Mas fontes do governo norte-americano negaram que existam indícios da ligação do grupo extremista Estado Islâmico com o tiroteio em Las Vegas. “Não há nenhum sinal de vínculo entre o assassino e os grupos de terrorismo internacionais”, disseram.

Mais cedo, o EI havia assumido o ataque e dito que o atirador, o americano Stephen Paddock, de 64 anos, tinha se convertido recentemente ao Islã. A família de Paddock, no entanto, disse estar chocada com o acontecido e que nunca o americano dera sinais de radicalismo religioso ou político.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?