Trump terá “arrependimento histórico”, diz Irã sobre acordo nuclear
Rohani afirmou que declarações do presidente norte-americano “não são lógicas”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou neste domingo (6/5) que os Estados Unidos terão um “arrependimento histórico” caso se confirme sua iminente saída do acordo nuclear assinado em 2015.
Em um discurso à nação, Rohani afirmou que Teerã já se planejou para reagir a qualquer decisão do presidente Donald Trump. “Há apenas um Estado, um pequeno país e um regime que defendem o acordo com o Irã como um erro: EUA, Israel e Arábia Saudita”, disse o mandatário iraniano.
“As declarações do presidente americano em seus 15 meses de mandato, nas quais sustenta que o acordo é o pior já assinado, não são lógicas. O Irã não negociará com ninguém sobre seus mecanismos de defesa”, prosseguiu Rohani.A imprensa norte-americana diz que Trump deve anunciar sua saída do acordo nuclear em 12 de maio, alegando que o Irã não respeita seus compromissos. Os outros países signatários, Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia, além da União Europeia, defendem a manutenção do tratado.
Trump gostaria de incluir no acordo restrições ao programa de desenvolvimento de mísseis de Teerã, mas a nação persa já disse que não aceitará alterações no pacto. Com o acordo, o Irã se comprometeu a limitar seu programa atômico e a usá-lo apenas para fins pacíficos, em troca da redução das sanções internacionais.