metropoles.com

Trump retira restrições para entrada de brasileiros e europeus nos EUA

Se aprovada, a decisão deve entrar em vigor a partir de 26 de janeiro. Porém, porta-voz de Joe Biden já declarou que medida será revogada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem de avião da American Airlines em pista de aeroporto - Metrópoles
1 de 1 Imagem de avião da American Airlines em pista de aeroporto - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As restrições de entrada de viajantes brasileiros nos Estados Unidos, em decorrência da Covid-19, serão suspensas. A decisão do presidente Donald Trump, anunciada nesta segunda-feira (18/1), é que pessoas que estiveram recentemente no Brasil e também em alguns países da União Europeia, além do Reino Unido, possam voltar a frequentar o país norte-americano a partir de 26 de janeiro.

A data escolhida para a normalização da entrada de turistas e cidadãos não-americanos nos Estados Unidos é a mesma escolhida para começar a campanha de vacinação em todos os visitantes internacionais no país.

Também é a data em que entra em vigor a exigência de teste negativo para Covid-19 aos estrangeiros que quiserem entrar em território norte-americano.

Os testes devem ser realizados pelo menos três dias antes da viagem. Será possível, também, que o passageiro apresente laudo médico que confirme já ter se recuperado da contaminação por Covid-19. Caso o indivíduo se negue a apresentar a documentação, a entrada no país será negada.

A decisão de Trump, no entanto, não deve ser respeitada pelo seu sucessor, o democrata Joe Biden. Logo depois do anúncio, a futura secretária de Imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse no Twitter que ela será revogada. Veja:

“Com o agravamento da pandemia e mais variantes contagiosas emergindo em todo o mundo, este não é o momento para suspender as restrições às viagens internacionais”, escreveu Psaki. “Seguindo o conselho de nossa equipe médica, o governo não pretende suspender essas restrições em 26/1. Na verdade, planejamos fortalecer as medidas de saúde pública em torno das viagens internacionais, a fim de mitigar ainda mais a disseminação da Covid-19”.

A restrição de circulação de cidadãos não-americanos no país começou em maio de 2020. Caso o passageiro tenha estado no Brasil em até 14 dias antes do embarque, a empresa aérea teria que bloquear a passagem da pessoa.

A restrição não é válida para residentes dos EUA ou para indivíduos casados com quem tenha residência americana permanente. Convidados pelo governo estadunidense também têm acesso permitido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?