metropoles.com

Trump: “Quero economia dos EUA aberta até a Páscoa”

“A cura não pode ser pior que a doença”, voltou a dizer o presidente dos EUA, nesta terça, contrariando orientações de especialistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Donald Trump
1 de 1 Donald Trump - Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu, nesta terça-feira (24/03), que a economia do país esteja aberta novamente até a Páscoa, com a retomada das atividades das empresas fechadas por conta do coronavírus. “Eu acho que é possível, por que não?”, questionou. O feriado religioso será comemorado este ano em 12 de abril, daqui a três semanas.

Em entrevista à Fox News, o republicano argumentou que, embora mais pessoas morram anualmente por gripe e acidentes de carro, a economia não para por conta disso. “A cura não pode ser pior que a doença”, reafirmou, acrescentando que a paralisação pode “destruir o país”.

A declaração foi dada pouco depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) informar que os Estados Unidos têm potencial para se tornarem o novo epicentro da doença. Especialistas são contra apressar o fim das medidas de isolamento, o que poderia frustrar todos os esforços de contenção da propagação do vírus.

“Dei duas semanas. A gente pode se distanciar socialmente e voltar a trabalhar”, afirmou o mandatário americano. Tanto Trump quanto o vice-presidente, Mike Pence, alegaram que a quarentena total nunca foi uma consideração no país. “Eu posso afirmar que em nenhum momento a força-tarefa da Casa Branca levou em consideração este pedido”, informou Pence.

Para Trump, os Estados Unidos “não foram construídos para ficarem parados”. Ele disse que mais pessoas podem morrer se o país entrar em recessão, já que haverá mais suicídios, depressão e problemas entre a população. “Teremos de voltar ao trabalho mais rapidamente do que as pessoas achavam.”

No último sábado (21/03), em coletiva de imprensa, o presidente anunciou uma série de medidas para evitar o contágio da doença. “Vamos formar, com democratas e republicanos, um pacote especial. É a primeira vez que queremos que as pessoas não trabalhem, por causa do isolamento.” Ele havia mencionado que para “derrubar o inimigo”, era necessário o distanciamento social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?