metropoles.com

Trump promete a Zelenski “acabar com a guerra” caso seja eleito

Bilionário conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por telefone e destacou o papel dos EUA com a democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Win McNamee/Getty Images
foto colorida de Donald Trump de terno azul em tribuna - metrópoles
1 de 1 foto colorida de Donald Trump de terno azul em tribuna - metrópoles - Foto: Win McNamee/Getty Images

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, candidato à Casa Branca pelo partido republicado, conversou por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e prometeu “acabar com a guerra” no leste europeu caso seja eleito em novembro. O diálogo ocorreu nessa sexta-feira (19/7).

“Como seu próximo presidente dos Estados Unidos, vou trazer paz para o mundo e acabar com a guerra que já ceifou tantas vidas e devastou incontáveis famílias inocentes”, escreveu o bilionário na rede social Truth Social. “Os dois lados poderão se reunir e negociar um acordo que ponha fim à violência e pavimente o caminho para a prosperidade.”

No primeiro debate presidencial entre Joe Biden, candidato à reeleição pelo partido democrata, e Donald Trump, no final de junho, o ex-presidente atacou o adversário e enfatizou que se estivesse no poder o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não teria invadido a Ucrânia.

4 imagens
Joe Biden
Zelensky na ONU
1 de 4

Donald Trump

Reprodução
2 de 4

Joe Biden

Kevin Dietsch/Getty Images
3 de 4

Zelensky na ONU

Spencer PlZelensky na ONUatt/Getty Images
4 de 4

Drew Angerer/Getty Images

Depois da conversa com o líder ucraniano, Trump destacou que, se eleito, poderá acabar com a guerra antes mesmo de tomar posse, em janeiro de 2025.

Zelenski também usou as redes sociais para se manifestar a respeito da conversa com o candidato republicano. “Estabelecemos com o presidente Trump discutir em uma reunião pessoal que passos podem ser dados para uma paz justa e realmente duradoura”, publicou o líder ucraniano no X, antigo Twitter.

Trump, no entanto, não deixou claro quais propostas planeja apresentar com o intuito de acabar com o conflito no leste europeu.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no começo de junho uma nova ajuda à Ucrânia, estimada em US$ 225 milhões. “Os Estados Unidos estarão sempre com vocês”, disse o líder norte-americano.

As eleições norte-americanas estão marcadas para 5 de novembro. Até lá, Biden e Trump têm se dedicado nas candidaturas presidenciais. Apesar disso, o atual presidente dos Estados Unidos tem enfrentado pressão dentro do próprio partido para deixar o pleito.

A Casa Branca anunciou, na última quarta-feira (17/7), que Joe Biden testou positivo para Covid-19. Em decorrência disso, o democrata está afastado da campanha presidencial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?