metropoles.com

Trump pede que China investigue família de Biden em meio a impeachment

Filho de pré-candidato democrata se defendeu contra as acusações de ter aceitado suborno de um magnata chinês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Donald Trump Addresses GOP Lincoln Day Event In Michigan
1 de 1 Donald Trump Addresses GOP Lincoln Day Event In Michigan - Foto: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta quinta-feira (03/10/2019) para a China investigar os negócios de Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente e pré-candidato democrata à presidência, Joe Biden, no país. Desde a semana passada, Trump é alvo de inquérito de impeachment que investiga um pedido semelhante feito por ele ao presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski.

“A China deve iniciar uma investigação sobre Biden. O que aconteceu na China é tão ruim quanto o que aconteceu na Ucrânia”, disse Trump aos jornalistas na Casa Branca, antes de seguir para a Flórida, onde participará de um ato de campanha.

O republicano afirmou que certamente poderia pedir ao presidente chinês, Xi Jinping, que iniciasse uma investigação sobre a atividade de Hunter Biden no país.

“Eu não fiz isso, mas certamente é algo em que podemos começar a pensar”, insistiu o presidente. Trump também recomendou Zelenski para que inicie uma investigação sobre o comportamento de Biden.

Suspeita de suborno de empresário chinês
Em uma entrevista em julho à revista The New Yorker, Hunter Biden se defendeu das acusações de ter aceitado suborno de um magnata chinês.

De acordo com a publicação, o filho do ex-vice-presidente ofereceu ao empresário chinês Ye Jianming “usar seus contatos” quando estava no conselho do Programa Mundial de Alimentos dos Estados Unidos para ajudar a identificar oportunidades de investimento para sua companhia.

Hunter Biden explicou que Ye Jianming lhe enviou um diamante de 2,8 quilates (avaliado em cerca de US$ 80 mil), que o filho do ex-vice-presidente diz ter dado aos seus sócios.

Impeachment de Trump avança na Câmara
O processo de impeachment ganhou rapidez na Câmara depois que presidente da Comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados, o democrata Adam Schiff, acusou o secretário de Estado, Mike Pompeo, de tentar obstruir a investigação.

Schiff e outros democratas líderes das comissões de Relações Exteriores e de Supervisão e Reforma no Congresso encarregados de investigar processos políticos contra o presidente ameaçaram forçar a Casa Branca a fornecer documentos relacionados ao caso da Ucrânia.

Eles anunciaram que enviarão formalmente uma convocação ao Executivo na sexta-feira (04/10/2019) para que entregue esses documentos, se não cumprirem a solicitação de modo voluntário até lá.

Funcionário entrega documentos à deputados
O inspetor-geral do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Steve Linick, entregou para comissões do Congresso documentos sobre casos recentes de possíveis retaliações políticas contra funcionários de carreira envolvendo o caso da Ucrânia, informaram duas fontes familiarizadas com o assunto.

O relato de Linick faz parte do inquérito de impeachment conduzido pelos democratas na Câmara dos Deputados para determinar se o presidente americano, Donald Trump, pediu ajuda de Kiev para investigar seu rival político, o democrata Joe Biden.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?