metropoles.com

Trump indica deputada republicana como embaixadora dos EUA na ONU

A deputada por Nova York Elise Stefanik é mais um nome dos apontados para cargos no governo Trump desde que ele venceu o pleito de 5/11

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chip Somodevilla/Getty Images
Imagem colorida de Trump e Elise - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Trump e Elise - Metrópoles - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou a deputada republicana por Nova York Elise Stefanik para o cargo de embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas (ONU).

“Estou honrado em nomear a presidente (da Conferência Republicana da Câmara) Elise Stefanik para servir em meu gabinete como embaixadora dos EUA nas Nações Unidas. Elise é uma lutadora incrivelmente forte, resistente e inteligente do America First”, afirmou Trump.

Elise confirmou ao jornal New York Times que aceita a nomeação ao cargo.

“Estou realmente honrada em receber a nomeação do presidente Trump para servir em seu gabinete como embaixadora dos EUA nas Nações Unidas. Durante minha conversa com o presidente Trump, compartilhei o quão profundamente humilde estou em aceitar sua nomeação e que estou ansiosa para ganhar o apoio dos meus colegas no Senado dos Estados Unidos”, destacou.

A confirmação de Elise como embaixadora dos EUA na ONU depende da aprovação do Senado.

Quem é Elise Stefanik

Elise Stefanik é a presidente da Conferência Republicana da Câmara e tem sido uma das mais ferrenhas apoiadoras de Trump no Congresso. A performance agressiva durante suas audiências de impeachment, em 2019, fez dela uma “estrela republicana”, como o próprio Trump afirmou à época.

A republicana de Nova York, quando foi eleita a primeira vez em 2014, aos 30 anos, se tornou a mulher mais jovem a chegar ao Congresso à época.

Em 2020, Elise se opôs à certificação da vitória do presidente Joe Biden na Câmara e promoveu as falsas alegações de Trump sobre fraude eleitoral.

Apesar de ser uma das principais apoiadoras de Trump hoje, ela foi uma crítica aberta do presidente eleito. Durante a campanha presidencial de Trump em 2016, e nos primeiros dias de sua presidência, Elise passou de crítica a defensora, atitude justificada por ela na popularidade de Trump em seu distrito no norte do estado de Nova York.

A republicana foi um dos nomes considerados para compor a chapa eleitoral com Trump em 2024, papel pelo qual ela disputou abertamente, mas perdeu o posto de vice-presidente para o senador por Ohio J.D.Vance.

A indicação de Trump ocorre após uma publicação feita nas redes sociais no sábado (9/11) em que ele afirmou que “não convidará” de volta Nikki Haley ao governo. Ela serviu como embaixadora da ONU em sua primeira administração, no entanto, a ex-governadora da Carolina do Sul, mais tarde, fez uma amarga campanha primária contra Trump antes de desistir e finalmente apoiá-lo meses depois.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?