Trump: Marinha dos EUA abateu drone iraniano “hostil e provocativo”
Presidente norte-americano disse na Casa Branca que equipamento do Irã se aproximou demais do USS Boxer, que teria tomado “ação defensiva”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou na tarde desta quinta-feira (18/07/2019) que um navio da Marinha norte-americana abateu, enquanto navegava pelo Estreito de Hormuz, um drone do Irã.
É o mais recente de série de incidentes que vêm ocorrendo desde o ano passado, após os EUA renegarem o acordo nuclear assinado pelo antecessor imediato de Trump, Barack Obama, com potências da Europa e o país dos aiatolás.
Trump afirmou a repórteres, na Casa Branca, que o equipamento iraniano teria “se aproximado e ignorado múltiplos avisos” para sair. Por isso, o USS Boxer, um navio de assalto, teria tomado uma “ação defensiva” e derrubado o drone, “hostil e provocativo”.
Mais cedo
Horas antes, o Irã havia anunciado que membros da Guarda Revolucionária, unidade de elite do país, apreendera um navio-tanque que estaria carregando “1 milhão de litros de combustível contrabandeado”.
Poucas semanas atrás, havia sido o Irã que derrubara um drone americano – segundo os EUA, o equipamento voava sobre águas internacionais.