metropoles.com

Trump indica seu ex-diretor de inteligência nacional à chefia da CIA

Trump também indicou a governadora da Dakota do Sul, Kristi Noem, para chefiar o Departamento de Segurança Interna

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Donald Trump e indicados para a CIA e para o DHS - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Donald Trump e indicados para a CIA e para o DHS - Metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou John Ratcliffe para chefiar a Agência Central de Inteligência (CIA) e a governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, para ser a secretária de Departamento de Segurança Interna (DHS).

John Ratcliffe é um ex-congressista do Texas que atuou como diretor de inteligência nacional durante o primeiro mandato de Trump. Ratcliffe, quando diretor nacional de inteligência, foi conselheiro-chefe do presidente eleito em questões de inteligência.

Ao anunciar sua escolha, Donald Trump chamou Ratcliffe, em sua rede Truth Social, de um “guerreiro pela verdade e honestidade com o público americano”.

O indicado é reconhecido como um grande aliado de Trump. No Congresso, lutou em nome do republicano, ajudando-o, inclusive, a conduzir investigações sobre Hunter Biden, filho do presidente Joe Biden, e criticando repetidamente as investigações sobre os laços entre a Rússia e a campanha trumpista em 2016.

Imigração

O presidente eleito também indicou a governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, para chefiar o Departamento de Segurança Interna, posto crítico no comando do sistema de imigração do país. A indicação de chefe do DHS precisa ser aprovado pelo Senado dos EUA. 

Kristi surge como mais um nome, dentre os indicados, a compor o grupo de figuras políticas do Partido Republicano conhecidas por frases e políticas duras em relação à migração escolhidas para cargos estratégicos na nova administração trumpista. A exemplo de Thomas Homan, conhecido como o “czar das fronteiras”, apelido dado por sua postura linha-dura, que foi indicado para assumir a Agência de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês).

Em 2023, como muitos governadores republicanos à época, Kristi enviou tropas da Guarda Nacional para ajudar o governador Greg Abbott, do Texas, a policiar a fronteira.

“A crise na fronteira está piorando sob a inação deliberada do presidente Biden. Em todo o país, as taxas de criminalidade, overdoses de drogas e tráfico de pessoas dispararam porque nossa fronteira continua sendo uma zona de guerra”, afirmou a governadora em 2023.

O DHS é responsável pelas agências que aplicam as leis de imigração, incluindo o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA, o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, uma agência que supervisiona entidades como a Guarda Costeira e o Serviço Secreto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?