metropoles.com

Trump indica bilionário que andou no espaço para chefiar a Nasa

O bilionário Jared Isaacman é fundador de empresa de defesa aeroespacial e foi responsável pelo primeiro voo de uma tripulação privada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kelly Sullivan/Getty Images
Imagem colorida de Jared Isaacman - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Jared Isaacman - Metrópoles - Foto: Kelly Sullivan/Getty Images

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou o bilionário Jared Isaacman, de 41 anos, para chefiar a Nasa. Jared foi responsável por liderar o primeiro voo de uma tripulação totalmente privada e se tornou o primeiro civil a caminhar no espaço. A indicação de Jared precisa ser aprovada pelo Senado dos EUA. 

Isaacman é um experiente piloto de jatos e terá como dever guiar a agência espacial em um momento crucial dos seus 76 anos de história, uma vez que a Nasa tem como objetivo enviar humanos à Lua, pela primeira vez desde 1972, e também levar as primeiras tripulações a Marte.

Ao anunciar a indicação, nesta quarta-feira (4/12), Trump chamou Isaacman de “líder empresarial, filantropo, piloto e astronauta talentoso”. Ele é fundador da empresa de defesa aeroespacial comercial Draken International.

“A paixão de Jared pelo espaço, a experiência como astronauta e a dedicação em expandir os limites da exploração, desvendar os mistérios do universo e promover a nova economia espacial o tornam idealmente adequado para liderar a Nasa em uma nova era ousada”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.

Como resposta, Jared disse estar “honrado” em receber a indicação de Trump e que é “grato” por servir.

“Tendo tido a sorte de ver nosso incrível planeta do espaço, estou apaixonado pela América liderando a aventura mais incrível da história da humanidade. Na minha última missão ao espaço, minha tripulação e eu viajamos mais longe da Terra do que qualquer um em mais de meio século. Posso dizer com segurança que esta segunda era espacial apenas começou”, escreveu Jared.

O indicado destacou que “o espaço tem um potencial inigualável para avanços em manufatura, biotecnologia, mineração e talvez até mesmo caminhos para novas fontes de energia. Haverá inevitavelmente uma economia espacial próspera… que criará oportunidades para inúmeras pessoas viverem e trabalharem no espaço. Na Nasa, buscaremos apaixonadamente essas possibilidades e inauguraremos uma era em que a humanidade se tornará uma verdadeira civilização espacial”.

Isaacman é um amigo próximo do fundador da SpaceX, Elon Musk, que foi um forte apoiador de Trump ao longo da campanha de 2024 e comandará o Departamento de Eficiência Governamental na nova administração trumpista.

A vice-administradora da NASA de 2009 a 2013, durante o governo Obama, Lori Garver, disse em uma publicação no X que a nomeação de Isaacman era uma “notícia fantástica”.

“[Ele] tem a oportunidade de desenvolver as incríveis realizações da NASA para abrir caminho para um futuro ainda mais brilhante”, escreveu Lori.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?