Trump indica bilionário que andou no espaço para chefiar a Nasa
O bilionário Jared Isaacman é fundador de empresa de defesa aeroespacial e foi responsável pelo primeiro voo de uma tripulação privada
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou o bilionário Jared Isaacman, de 41 anos, para chefiar a Nasa. Jared foi responsável por liderar o primeiro voo de uma tripulação totalmente privada e se tornou o primeiro civil a caminhar no espaço. A indicação de Jared precisa ser aprovada pelo Senado dos EUA.
Isaacman é um experiente piloto de jatos e terá como dever guiar a agência espacial em um momento crucial dos seus 76 anos de história, uma vez que a Nasa tem como objetivo enviar humanos à Lua, pela primeira vez desde 1972, e também levar as primeiras tripulações a Marte.
Ao anunciar a indicação, nesta quarta-feira (4/12), Trump chamou Isaacman de “líder empresarial, filantropo, piloto e astronauta talentoso”. Ele é fundador da empresa de defesa aeroespacial comercial Draken International.
“A paixão de Jared pelo espaço, a experiência como astronauta e a dedicação em expandir os limites da exploração, desvendar os mistérios do universo e promover a nova economia espacial o tornam idealmente adequado para liderar a Nasa em uma nova era ousada”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.
Como resposta, Jared disse estar “honrado” em receber a indicação de Trump e que é “grato” por servir.
“Tendo tido a sorte de ver nosso incrível planeta do espaço, estou apaixonado pela América liderando a aventura mais incrível da história da humanidade. Na minha última missão ao espaço, minha tripulação e eu viajamos mais longe da Terra do que qualquer um em mais de meio século. Posso dizer com segurança que esta segunda era espacial apenas começou”, escreveu Jared.
O indicado destacou que “o espaço tem um potencial inigualável para avanços em manufatura, biotecnologia, mineração e talvez até mesmo caminhos para novas fontes de energia. Haverá inevitavelmente uma economia espacial próspera… que criará oportunidades para inúmeras pessoas viverem e trabalharem no espaço. Na Nasa, buscaremos apaixonadamente essas possibilidades e inauguraremos uma era em que a humanidade se tornará uma verdadeira civilização espacial”.
Isaacman é um amigo próximo do fundador da SpaceX, Elon Musk, que foi um forte apoiador de Trump ao longo da campanha de 2024 e comandará o Departamento de Eficiência Governamental na nova administração trumpista.
A vice-administradora da NASA de 2009 a 2013, durante o governo Obama, Lori Garver, disse em uma publicação no X que a nomeação de Isaacman era uma “notícia fantástica”.
“[Ele] tem a oportunidade de desenvolver as incríveis realizações da NASA para abrir caminho para um futuro ainda mais brilhante”, escreveu Lori.