metropoles.com

Trump ignora coronavírus e marca comícios em estados com aumento de casos

A epidemia de Covid-19 ainda está tirando cerca de 800 vidas norte-americanas por dia, mas o presidente briga pela reeleição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O primeiro estado onde o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai reiniciar sua campanha pela reeleição está entre os que relataram um número recorde de novos casos de coronavírus. Nessa quinta-feira (18/06), Oklahoma registrou 259 novos casos, recorde pelo terceiro dia consecutivo, dois dias antes de Trump realizar o comício em Tulsa, desafiando as diretrizes de seu próprio governo para a “reabertura gradual”.

A epidemia de Covid-19 ainda está tirando cerca de 800 vidas americanas por dia – um ritmo que, se mantido nos próximos meses, renderia mais de 200 mil mortos no fim de setembro. Arizona, Flórida, Nevada, Oregon e Texas relataram seus maiores aumentos em um dia em novos casos esta semana.

Enquanto os estados americanos lutam com uma pandemia instável, e as orientações federais são cada vez mais confusas, Trump afirmou nessa quarta-feira (17/06) que o “vírus estava desaparecendo”, em uma entrevista ao programa de Sean Hannity.

Os próprios estados criticaram a decisão de Trump de manter o comício apesar do crescimento dos casos. Trump disse que quer inclusive triplicar o número de presentes no evento para 60 mil pessoas. “Temos uma arena com 22 mil assentos, mas acho que vamos ocupar o salão de convenções ao lado e este vai abrigar 40 mil”, disse a jornalistas na Casa Branca.

Falando a repórteres, o prefeito George Bynum, republicano, disse que é uma “tremenda honra” que o presidente escolha a cidade para realizar seu primeiro comício, mas ele disse que não poderia dar garantias de que isso não levaria à transmissão rápida do coronavírus.

O prefeito disse que alertou a campanha do presidente Trump que o comício pode agravar o aumento já preocupante nas infecções por coronavírus e poderá se tornar um desastroso “super espalhador”. Autoridades locais pediram para a campanha de Trump cancelar o evento ou pelo menos fazer o evento em ambiente aberto.

O Condado de Tulsa, que inclui a cidade de Tulsa, registrou recordes consecutivos de casos nos últimos quatro dias, segundo a Agência de Gerenciamento de Emergências da Área de Tulsa. O número de casos de coronavírus ativos subiu de 188 para 532, em um período de uma semana, um aumento de 182%; as internações por Covid-19 quase dobraram.

“É a tempestade perfeita para possíveis transmissões de doenças”, disse Bruce Dart, diretor executivo do departamento de saúde de Tulsa. “É uma tempestade perfeita que não podemos nos dar ao luxo de ter, e que vai sobrecarregar nosso sistema de saúde local.”

Máscaras e álcool gel

As pessoas que comparecerem ao comício eleitoral de Trump em Oklahoma, neste sábado (20/06), receberão máscaras e álcool gel e passarão por medições de temperatura antes de entrarem no local, informou a campanha do republicano à reeleição. Os apoiadores de Trump também terão de entregar uma declaração assinada que isenta os organizadores da campanha da responsabilidade pela possibilidade de contrair o vírus.

Depois de Tulsa, trump planeja visitar cidades em Arizona, Flórida e Texas, todos Estados que tiveram reabertura e começaram a enfrentar novos picos de contágio.

Nesta semana, enquanto o estado vê um número recorde de casos de coronavírus, o governador Doug Ducey, do Arizona, disse que os governos locais podem aplicar regras de cobertura de rosto.

9 imagens
Ex-presidente dos EUA, Donald Trump
Donald Trump vai reiniciar sua campanha pela reeleição
Donald Trump vai reiniciar sua campanha pela reeleição
1 de 9

O republicano foi condenado em processo de difamação contra a escritora e jornalista E, Jean Caroll, que o acusa de tê-la estuprado

Doug Mills-Pool/Getty Images
2 de 9

Chip Somodevilla/Getty Images
3 de 9

Ex-presidente dos EUA, Donald Trump

Tom Pennington/Getty Images
4 de 9

Reprodução/Twitter
5 de 9

Donald Trump vai reiniciar sua campanha pela reeleição

Sara D. Davis/Getty Images
6 de 9

Donald Trump vai reiniciar sua campanha pela reeleição

Getty Images
7 de 9

Donald Trump vai reiniciar sua campanha pela reeleição

EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
8 de 9

Donald Trump vai reiniciar sua campanha pela reeleição

Reprodução/Twitter
9 de 9

Donald Trump vai reiniciar sua campanha pela reeleição

Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?