metropoles.com

Trump encerra primeiro ano com pior aprovação da história moderna

Apenas 39% dos americanos aprovam o trabalho realizado pelo presidente como governante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kevin Dietsch – Pool/Getty Images
President Trump at the Freedom Ball Ball in Washington, D. C.
1 de 1 President Trump at the Freedom Ball Ball in Washington, D. C. - Foto: Kevin Dietsch – Pool/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, completará neste sábado (20/1) seu primeiro ano na Casa Branca com a aprovação mais baixa de um presidente na história moderna, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta (19) pela emissora NBC. As informações são da EFE.

Apenas 39% dos americanos aprovam o trabalho realizado por Trump como governante, o nível mais baixo registrado por um “presidente moderno” na história, segundo a consulta, elaborada pela NBC junto com o jornal The Wall Street Journal. Além disso, 57% da população desaprova o trabalho de Trump e 51% rejeita “fortemente” seu desempenho desde que chegou à presidência.

Por outro lado, um de cada quatro americanos (26%) aprova “fortemente” a atuação do republicano, que tomou posse do cargo em 20 de janeiro de 2017. A diferença no nível de aprovação se aguça entre os eleitores de cada partido, já que 78% dos republicanos se mostram satisfeitos com Trump em seus primeiros 365 dias no poder, enquanto apenas 8% dos democratas compartilham esta opinião.Entre os independentes, um em cada três (33%) considera seu desempenho positivo.

Dentre os que aprovam Trump, 46% são homens, 45% homens brancos e 41% idosos, segundo a sondagem.Esta proporção cai para 35% entre quem tem de 18 a 34 anos, para 33% entre as mulheres, 26% entre latinos e 8% entre os afro-americanos.

Em comparação com outros presidentes, a aprovação de Trump se distancia muito da de outros governantes no seu primeiro ano: o também republicano George W. Bush registrou 82% de aprovação, enquanto os democratas Bill Clinton e Barack Obama conseguiram 60% e 50%, respectivamente.

Entre as afirmações escolhidas pelos consultados para definir como se sentiram com o primeiro ano desta presidência, 38% disseram estar “nervoso”; 24%, “assustado”; 23%, “esperançoso”; 12%, “orgulhoso”; e 11% “irritado”.

Sobre as conquistas mais positivas durante este ano de Trump na Casa Branca, 20% escolheu “a forte economia e o baixo desemprego”, enquanto 13% apoiou o presidente por “colocar os Estados Unidos em primeiro”.Nesta linha, 37% consideraram que nenhuma das opções apresentadas potenciais lhes parecia “positivas” em relação à atuação do presidente.

A sondagem foi elaborada com base em entrevistas a 900 adultos, realizadas entre os dias 13 e 17 de janeiro e apresenta margem de erro de 3,3 pontos percentuais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?