metropoles.com

Trump é julgado nesta 2ª em caso que envolve ex-atriz pornô. Entenda

No total, Trump enfrenta 34 acusações no processo, com penas que chegam até 4 anos de prisão. O ex-presidente se declarou inocente em todas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Spencer Platt/Getty Images
Foto colorida de Donald Trump durante discurso - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Donald Trump durante discurso - Metrópoles - Foto: Spencer Platt/Getty Images

O ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump será julgado a partir desta segunda-feira (15/4) pela suspeita de esconder os pagamentos feitos à ex-atriz pornô Stormy Daniels. O maquiamento contábil teria ocorrido em 2016.

No total, Trump enfrenta 34 acusações no processo, com penas que chegam até quatro anos de prisão. O ex-presidente se declarou inocente em todas.

“Nunca pensei que algo assim pudesse acontecer na América. O único crime que cometi foi defender destemidamente nossa nação daqueles que procuram destruí-la”, disse a jornalistas em pronunciamento no ano passado.

O julgamento de Trump está marcado para as 9h30 (10h30 no horário de Brasília) em Nova York, nos Estados Unidos, com sessões até as 16h30, que vão desta segunda até quarta-feira (17/4).

Ele foi indiciado pela Justiça de Nova York por usar dinheiro para comprar o silêncio da ex-atriz pornô por um suposto caso extraconjugal. Segundo a acusação, o bilionário pagou US$ 130 mil (cerca de R$ 660 mil) no fim das eleições de 2016 a Stormy Daniels.

No entanto, as acusações por si só não são consideradas crime. Então, Trump está sendo julgado por falsificar 34 documentos para esconder o valor desembolsado nos registros fiscais.

A promotoria alega que o republicano chefiava um esquema que envolvia pagamentos para calar pessoas que poderiam dar declarações negativas durante sua campanha à Presidência dos EUA, em 2016, entre elas a ex-atriz pornô.

Para a acusação, esse dinheiro se tratava de uma despesa de campanha. Isso porque tinha como objetivo impedir que uma informação atrapalhasse a reta final da corrida eleitoral. Desta forma, a promotoria entende que Trump escondeu um gasto de campanha; por isso, precisa ser julgado.

Trump na corrida à Casa Branca

O bilionário é o único pré-candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais. Ele disputará a chefia da Casa Branca contra o democrata Joe Biden, atual presidente dos EUA. As eleições estão previstas para 5 de novembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?