metropoles.com

Trump é condenado a pagar US$ 1 milhão por ação contra Hillary Clinton

Ex-presidente dos EUA, Donald Trump abriu processo contra Hillary Clinton e mais 30 pessoas alegando suposta fraude nas eleições de 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chip Somodevilla/Getty Images
Ex-presidente dos EUA, Donald Trump
1 de 1 Ex-presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi condenado a pagar US$ 1 milhão em multas por ter entrado na Justiça com um processo de má-fé, contra Hillary Clinton. Segundo a decisão, o processo movido contra a ex-secretária de Estado dos EUA trazia falsas alegações sobre supostas fraudes nas eleições de 2016.

A decisão é do juiz distrital Donald Middlebrooks e foi proferida na quinta-feira (19/1). Segundo o magistrado, o ex-presidente e sua principal advogada, Alina Habba, agiram de má-fé e demonstraram um padrão de uso indevido dos tribunais americanos para promover sua agenda política com base em desinformação.

Além de Hillary Clinton, o processo movido por Trump citava suposta má-fé de mais 30 adversários políticos, entre eles o ex-diretor do FBI James Comey. Para o juiz responsável pelo processo, “este caso nunca deveria ter sido aberto”, como diz Middlebrooks na decisão de 46 páginas.

Middlebrooks ainda afirmou, na sua decisão, que o processo foi movido “para promover desonestamente uma narrativa política”. O juiz acrescentou ainda que o uso dos tribunais por Trump ajudou a minar a confiança do público nessas instituições.

“Um padrão contínuo de uso indevido dos tribunais pelo sr. Trump e seus advogados mina o Estado de Direito, retrata os juízes como partidários e desvia recursos daqueles que sofreram danos legais reais”, escreveu ele.

A ação, aberta por um grupo, em nome de Trump, acusa Clinton, o Comitê Nacional Democrata e outras pessoas e entidades de conspirarem, com o governo russo, para prejudicá-lo na eleição de 2016 ao fazerem supostas falsas acusações sobre seus laços com Moscou.

“O senhor Trump é um litigante prolífico e sofisticado que usa repetidamente os tribunais para se vingar de adversários políticos”, escreveu o juiz Middlebrooks. “Ele é o mentor do abuso estratégico do processo judicial e não pode ser visto como um litigante que segue cegamente o conselho de um advogado. Ele sabia muito bem o impacto de suas ações.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?