metropoles.com

Trump diz ser alvo de investigação por tentar anular eleições de 2020

Ex-presidente foi comunicado pela Justiça dos EUA sobre a investigação em andamento. Ele foi indiciado em outros dois processos eleitorais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump divulgou, nesta terça-feira (18/7), que é alvo de mais uma investigação da Justiça norte-americana. Desta vez, em processo que apura supostos esforços para anular a eleição de 2020, que garantiu a vitória ao adversário democrata, Joe Biden.

O caso envolve a suposta participação do ex-presidente nas ações para incitar apoiadores a invadirem a sede do Congresso norte-americano, o Capitólio, em 6 de janeiro de 2020. O bilionário afirmou na própria rede social, a Truth Social, que recebeu “notícias horríveis” da equipe de advogados.

“O enlouquecido Jack Smith, o promotor do DOJ de Joe Biden, enviou uma carta (novamente, era domingo à noite!) Declarando que sou um ALVO da investigação do Grande Júri de 6 de janeiro e me dando 4 dias muito curtos para relatar ao Grande Júri, o que quase sempre significa prisão e indiciamento”, escreveu Trump.

Esse tipo de correspondência é enviada a investigados para avisá-los de que podem enfrentar um indiciamento formal.

O ex-presidente norte-americano e pré-candidato às eleições de 2024 é alvo de outros dois processos ligados a questões eleitorais. Um envolvendo suposto esquema de suborno, fraudes e falsificação de registros de campanha; e outro por retenção de documentos sigilosos na própria mansão, na Flórida.

Eleições de 2020

O promotor de Justiça investiga a conduta do ex-presidente na tentativa de anular as eleições de 2020, que antecederam o ataque ao Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021.

Smith verifica o aparecimento de falsos eleitores nos estados em que Trump perdeu, e uma eventual campanha de pressão popular contra o então vice-presidente, Mike Pence, conduzida pelo bilionário. O mandatário norte-americano também teria incentivado a invasão ao Congresso, na data em que o órgão confirmou a vitória de Joe Biden.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?