metropoles.com

Trump diz que aceitaria comandar a Câmara para “unificar” Republicanos

Câmara dos Estados Unidos enfrenta período de instabilidade política depois da destituição do republicano Kevin McCarthy

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/ Chip Somodevilla
Foto colorida do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump - Metrópoles - Foto: Getty Images/ Chip Somodevilla

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou, nesta quinta-feira (5/10), que aceitaria ser temporariamente o presidente da Câmara dos Representantes para “unificar” o Partido Republicano depois do racha causado pela destituição de Kevin McCarthy. O político e bilionário deu entrevista à Fox News Digital.

O nome do bilionário foi cogitado pela ala mais conservadora do partido para ocupar o cargo de presidente da Câmara, mas o político havia negado que aceitaria esse tipo de convite e que focaria na campanha presidencial de 2024.

“Eles me perguntaram se eu aceitaria por um curto período de tempo pelo partido, até que cheguem a uma conclusão. Eu não estou fazendo isso porque quero. Eu farei se for necessário, caso eles não consigam tomar uma decisão”, destacou Trump. O ex-presidente afirmou que esse período poderia ser de “30, 60 ou 90 dias”.

3 imagens
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos
Ele anunciou que pretende concorrer à Casa Branca em 2024
1 de 3

Kevin McCarthy

Chip Somodevilla/Getty Images
2 de 3

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos

Joe Raedle / Equipe / Getty Images
3 de 3

Ele anunciou que pretende concorrer à Casa Branca em 2024

Chip Somodevilla/ Getty Images

O deputado Kevin McCarthy foi destituído do cargo de presidente da Câmara depois que o também deputado Matt Gaetz apresentou uma medida conhecida como “moção para deixar vacante a presidência”, acusando-o de quebrar promessas que fez para presidir a Casa.

Kevin McCarthy e Matt Gaetz, ambos republicanos, tiveram outras desavenças dentro do próprio partido. Gaetz compõe uma ala mais radical, enquanto McCarthy é considerado moderado.

Nessa quarta-feira (4/10), Trump chegou a declarar a jornalistas em Nova York, onde responde um processo por supostamente fraudar informações sobre o seu patrimônio, que recebeu “muitas ligações” sobre a possibilidade de assumir o cargo de McCarthy, mas negou ter interesse sobre o tema em meio à campanha eleitoral para o Executivo.

Trump cometeu fraude ao mentir sobre patrimônio

“Temos algumas pessoas excelentes no Partido Republicano que fariam um excelente trabalho como presidente da Câmara. Meu único foco é ser presidente e, honestamente, tornar a América grande novamente”, alegou o ex-presidente.

Com a presidência da Câmara vaga, os trabalhos no Legislativo ficam paralisados até a escolha de um novo sucessor de McCarthy. O nome do republicano Patrick McHenry foi escolhido como interino, mas ele não tem autoridade parlamentar para agendar sessões plenárias ou votar projetos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?