metropoles.com

Trump declara vitória e anuncia ida à Suprema Corte para barrar contagem de votos

Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump fez discurso falando em fraude, mesmo que ao menos 8 estados ainda estejam indefinidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chip Somodevilla/Getty Images
Trump ao lado de Melania, na madrugada de quarta-feira, 4 de novembro, ao declarar vitória na eleição
1 de 1 Trump ao lado de Melania, na madrugada de quarta-feira, 4 de novembro, ao declarar vitória na eleição - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

Direto da Casa Branca, em uma sala lotada de apoiadores, o presidente e candidato à reeleição, Donald Trump, dirigiu-se aos eleitores na madrugada desta quarta-feira (4/11) e anunciou vitória, embora pelo menos oito estados ainda não tenham finalizado a contagem dos votos, ou seja, não há a possibilidade de declarar um vencedor.

Sem máscara, como a maioria das pessoas que participavam da festa, Trump listou os estados em que venceu, como a Flórida, colocou-se como vencedor de outros ainda indefinidos, como Wisconsin, e anunciou que irá à Suprema Corte para interromper a contagem de votos. “Isso é uma vergonha para nossa nação. Nós vencemos as eleições. Não queremos que contem votos às 4 da manhã. E vamos à Suprema Corte para isso”, disse.

Mike Pence, o vice-presidente, foi mais moderado. Em sua fala, ele não quis cantar vitória antes da hora. “Estamos ganhando”, disse.

6 imagens
1 de 6

Yegor AleyevTASS via Getty Images
2 de 6

Joe Raedle/Getty Images
3 de 6

Elizabeth Flores/Star Tribune via Getty Images
4 de 6

Samuel Corum/Getty Images
5 de 6

Samuel Corum/Getty Images
6 de 6

Dmitry KirsanovTASS via Getty Images
O discurso de Trump cumpre o que havia sido previsto: que o presidente poderia declarar sua vitória e contestar os votos recebidos por correio e ainda não contados na noite da eleição. Ele chegou a negar que faria isso, mas depois admitiu a possibilidade de uma cruzada jurídica após o fechamento das urnas.

Com o incentivo à votação pelos correios, é possível que a apuração leve mais tempo do que o normal, pois muitos estados não puderam contar os votos antecipadamente.

Visto que a modalidade de voto por correio é considerada opção preferencial entre os democratas neste momento, e mais demorada para ser apurada, e o voto presencial é preferido por republicanos, já era esperado que os primeiros resultados fossem favoráveis a Trump.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?