metropoles.com

Trump consulta assessores sobre ataque às instalações nucleares do Irã

Agência Internacional de Energia Atômica alerta que o Irã expandiu, em 12 vezes, seu estoque de urânio pouco enriquecido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chip Somodevilla/Getty Images
Ex-presidente dos Estados Unidos da América Donald Trump. Ele aparece em frente a várias bandeiras do país - Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente dos Estados Unidos da América Donald Trump. Ele aparece em frente a várias bandeiras do país - Metrópoles - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, consultou assessores da Casa Branca sobre a possibilidade de atacar instalações nucleares no Irã. A consulta ocorre meses antes de o atual mandatário do país entregar o cargo para o presidente eleito Joe Biden. São informações do The New York Times.

De acordo com o jornal, houve uma reunião no Salão Oval na última quinta-feira (12/11). O ataque sugerido por Trump ocorreria “nas próximas semanas”. O motivo da investida, segundo fontes ouvidas pelo veículo norte-americano, seria “um aumento significativo no estoque de material nuclear do país”.

A Agência Internacional de Energia Atômica registrou incremento de 12 vezes no estoque de urânio do país. A ampliação desrespeita o acordo nuclear, abandonado por Trump em 2018.

A reportagem afirma que relatório obtido com a agência mostra que o Irã armazena, atualmente, mais de 2.442 kg de urânio pouco enriquecido.

O montante químico seria suficiente para garantir a produção de duas armas nucleares, atesta o documento a que o jornal teve acesso.

O processo de enriquecimento do material levaria meses, havendo a possibilidade de que as bombas só ficassem prontas tempos após Donald Trump deixar o cargo.

Durante o encontro, os conselheiros seniores dissuadiram Trump de prosseguir com o ataque. Eles advertiram que as ações militares poderiam ampliar o conflito entre os países, véspera do final do mandato do presidente. Conforme o NYT, a possibilidade de futuros ataques, contudo, ainda não está descartada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?