metropoles.com

Trump confirma sobretaxa de 25% ao aço importado e 10% ao alumínio

Em seu discurso, Trump citou a competição “injusta” da China no mercado de metais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
KASTER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Donald Trump FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE MASSACRE
1 de 1 Donald Trump FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE MASSACRE - Foto: KASTER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente americano, Donald Trump, confirmou nesta quinta-feira (8/3) a criação de novas taxas empregadas para a importação de aço e alumínio para os Estados Unidos. Como já havia adiantado, a nova tarifa é de 25% ao aço importado e de 10% ao alumínio.

Em seu discurso, Trump citou a competição “injusta” da China no mercado de metais. Por outro lado, Trump afirmou que fechou acordo sobre a Nafta, o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, que isenta México e Canadá das tarifas.

Os detalhes sobre o plano foram divulgados em uma coletiva de imprensa realizada na Casa Branca. O presidente Donald Trump disse que os países podem solicitar por isenções, que serão avaliadas caso a caso pela equipe econômica de Trump.

Brasil 
A medida de Trump de sobretaxar em 25% suas importações de aço é uma promessa de campanha do presidente para a indústria siderúrgica local. A decisão prejudica fortemente as exportações do Brasil, que é o segundo maior fornecedor em volume daquele mercado.

O principal argumento de integrantes do governo brasileiro e da indústria siderúrgica nacional para tentar livrar o produto nacional da limitação é que 80% do que o Brasil exporta para o mercado americano são produtos semiacabados de aço. Ou seja, são insumos para a própria indústria siderúrgica local, que Trump quer proteger. Além disso, dada a complementaridade das cadeias produtivas, o produto brasileiro não representa risco à indústria local, nem à segurança dos Estados Unidos.

Outro ponto levantado pelos brasileiros é que a indústria siderúrgica nacional utiliza carvão americano na sua produção. Ou seja, a restrição prejudicaria os dois lados do comércio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?