Trump concede perdão a ex-aliado Steve Bannon horas antes de deixar o cargo
Ao todo, o presidente norte-americano concedeu o indulto a 73 pessoas e comutou a sentença de outras 70
atualizado
Compartilhar notícia
Horas antes de deixar o cargo de presidente dos Estados Unidos, Donald Trump concedeu indulto presidencial ao ex-aliado Steve Bannon e a outras 72 pessoas. O indulto garante o perdão pleno para crimes federais.
Estrategista da campanha vitoriosa de Trump em 2016, Bannon foi indiciado e preso em agosto de 2020, acusado de desviar dinheiro de uma campanha de apoio à construção de um muro na fronteira com o México. Ele foi solto após pagar fiança de US$ 5 milhões e aguardava o julgamento.
“Bannon foi um líder importante no movimento conservador e é conhecido por sua perspicácia política”, diz o comunicado no site da Casa Branca, divulgado na madrugada desta quarta-feira (20/1).
Ao todo, Trump concedeu o perdão a 73 pessoas e comutou as sentenças de outras 70. Veja a lista completa de beneficiados.
Posse de Biden
Joe Biden toma posse nesta quarta-feira (20/1), como 46º presidente dos Estados Unidos, em cerimônia marcada por forte esquema de segurança, devido ao temor por novos e violentos protestos antidemocráticos, alimentados pelos seguidores do presidente que se despede.
Trump, que se recusou quase até o fim a aceitar a derrota nas urnas, sob justificativa de que o processo eleitoral foi manchado por supostas fraudes nas contagens de voto, não vai comparecer ao ato. O anúncio foi feito pelo próprio ex-mandatário, no Twitter, dias antes de ser banido da plataforma.
É a primeira vez desde 1869 que um ex-presidente não comparece à cerimônia de posse do sucessor. A gestão republicana que deixa o poder será representada, no ato, pelo vice de Donald Trump, Mike Pence.